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Por LorranaGo
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Na obra "Capitães da Areia", de Jorge Amado é retratado o cotidiano de um grupo de adolescentes que vivem em situação de rua, mostrando as dificuldades e as situações precárias que são submetidos. Fora da ficção, é fundamental analisar as razões que tornam essa problemática uma realidade na sociedade hodierna.
Em primeira instância, sabe-se que de acordo com a Constituição Federal de 1988 garante que todos os cidadãos são iguais perante a lei, bem como, garante o acesso a moradia, educação e saúde, na qual tem sido muito negligenciado pelo Estado brasileiro, sendo os mais afetados aqueles que vivem em situação de rua. Por consequência, ocorre o aumento das desigualdades sociais, aumento da pobreza, visto que a maioria não tem acesso a alimentação estando mais exposto a problemas de saúde, além de que muitas crianças e jovens são expostos a violência e as drogas em meio as ruas.
Ademais, o sociólogo Durkheim, analisa a sociedade como um "Organismo social", na qual é preciso que todos os indivíduos colabore para o bem geral. Hodiernamente, tal pensamento não é colocado em prática, visto que a marginalização dos moradores de ruas é feito pela própria sociedade. Outro entrave, é a falta de apoio e de pessoas que trabalhem voluntariamente em ONGS ou instituições que fazem projetos visando melhorar a condição de vida da população mais carente.
Torna-se evidente, portanto, medidas para diminuir o número de pessoas em situação de rua. O Estado deve por meio do Ministério da Justiça garantir que os direitos dos cidadãos sejam protegidos e colocados em prática, outrossim, é preciso que o Estado estimule a sociedade na participação em projetos sociais por meio de propagandas e políticas que tem o intuito de desenvolver o "organismo social" proposto por Durkheim. Espera-se com isso uma sociedade mais justa e atenta as necessidades sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Fortes
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#86423
Olá, @LorranaGo, tudo bem?

Esta é uma correção gratuita, nomeada de correção flash, que ofereço aos usuários da plataforma. Espero que ela possa te ajudar, esclarecendo os pontos fortes e fracos da sua redação em cada competência.

⚠ Lembrando que, para ter acesso a uma correção dirigida, humanizada e personalizada, entre em contato comigo mediante redes sociais.

Correção flash

C1 (80) ➔ Você possui um domínio regular da norma-padrão da Língua Portuguesa. Isso quer dizer que, devido à apresentação de vários desvios gramaticais (principalmente de concordância nominal e de uso pronominal) e de convenção de escrita, além de várias falhas sintáticas, a sua redação é avaliada no nível 2 da C1.
C2 (200) ➔ A sua estrutura textual é produtiva e organizada. Além disso, há, pelo menos, um repertório produtivo na sua redação. Por isso, a sua C2 foi avaliada no nível máximo. Parabéns!
C3 (120) ➔ A argumentação do seu texto é mediana, uma vez que existem diversas lacunas argumentativas facilmente observáveis. No desenvolvimento 1, não há uma boa explicação a respeito da falta de atuação do governo, o que torna rasa a argumentação, visto que não são apresentadas estruturas causais e explicativas assertivas. Em sequência, no desenvolvimento 2, o erro persiste, uma vez que a situação-problema criada, ou seja, a relação da sociedade com a marginalização das pessoas em situação de rua, não é bem desenvolvida e, logo, desdobrada no sentido argumentativo. Fora esses pontos, a sua redação não apresenta um planejamento estratégico, o que prejudica a compreensão do seu texto por parte do avaliador.
C4 (160) ➔ A sua coesão interparágrafos é excelente, já que existem 2 operadores argumentativos assumindo essa função. No entanto, a sua coesão intraparágrafo possui algumas falhas, principalmente, relacionadas à falta de fluidez textual entre períodos.
C5 (200)➔ É possível identificar 4 elementos válidos na sua proposta de intervenção. :mrgreen:

Nota final: 720

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