Avatar do usuário
Por Ilucass
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85866
Promulgada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à vida, saúde e o bem-estar. No entanto, mesmo diante da existência desse arcabouço normativo, os desafios para valorização da saúde mental dos brasileiros ainda persiste, demonstrando a limitação prática desse código legal e a necessidade de superar esses obstáculos. Nesse sentido, atuam agravando esse cenário a ineficiência governamental e a ineficácia midiática.
Sobre esse viés, de início, a insuficiência governamental estimula a não valorização da saúde mental dos brasileiros. Nesse Prisma, essa insuficiência pode ser visualizada na quantidade de brasileiros que apresentam distúrbios mentais - como a ansiedade e a depressão- no qual, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, consta cerca de 24 milhões de indivíduos. Desse modo, tendo em vista que é dever do Estado garantir a qualidade de vida do corpo social, é notório que esse, em contrapartida, oferece escassos mecanismos necessários à diminuição desta taxa, demonstrando que a saúde mental dos brasileiros não recebe a devida atenção.
Outrossim, a ineficácia midiática se mostra potencializadora do estigma existente associado à busca pela preservação da saúde mental. Isso ocorre porque, no contexto brasileiro, há uma crise originada do preconceito existente na sociedade, em relação aos cuidados que cada cidadão deveria ter com aspecto mental. Nesse panorama, a mídia, por silenciar o debate sobre a valorização da Saúde mental, acaba permitindo que associações banais perante tal valorização cresça, sendo isso evidenciado, por exemplo, na relação errada de que a busca por apoio psicoterapêutico está associada à doença mental ou loucura.
Mediante ao exposto, é inegável que medidas sejam tomadas para reverter esse cenário. Para isso, faz-se necessário que o Ministério da Cidadania, instância responsável pelas políticas de desenvolvimento social do Brasil, atue por meio do Plano nacional de valorização da saúde mental, que, em parcerias com centros de referência em assistência social (CRAS) e empresas de mídia, deverá propor terapias gratuitas com finalidade de amparar o público carente e, ainda, veicular informativos que desmistifiquem a associação equivocada da busca por ajuda psicológica. Assim, a saúde mental dos brasileiros poderá ser, finalmente, valorizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
3618 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
1879 Exibições
por FlorDeRub1
8 Respostas 
579 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
192 Exibições
por gabsvii
2 Respostas 
136 Exibições
por Nando18s
0 Respostas 
341 Exibições
por Drpdc
6 Respostas 
477 Exibições
por Enolaa
4 Respostas 
1217 Exibições
por KaioP366
1 Respostas 
228 Exibições
por Markk
0 Respostas 
123 Exibições
por amalriii

No Brasil que vivemos,vem aumentando os casos de v[…]

Na obra “Utopia”, do escritor ingl&eci[…]

Democratização do cinema

Na Constituição federal há um[…]

A população em situaçã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM