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Por LucasME
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#85802
O Brasil, descoberto pelos portugueses há cerca de 500 anos, sempre foi um território com uma grande diversidade étnica. Na segunda metade do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos, alemães e japoneses, essa abundância cultural cresceu ainda mais. No entanto, alguns grupos, como os afro-descendentes, os ciganos e os indígenas, foram marginalizados pelo Estado e pelo corpo social ao longo de séculos. Tendo isso em mente, as manifestações culturais brasileiras para a valorização desses grupos minoritários são importantes por dois principais motivos: para haver uma reparação histórica com essas minorias e para conscientizar a população acerca da necessidade de respeitá-las.

Em primeiro lugar, é necessário entender a importância de uma reparação histórica com povos que já foram excluídos da sociedade. Antes da Proclamação da República, em 1889, a única religião aceita no país era a religião Católica, afinal, essa foi, por muito tempo, a religião oficial de Portugal. Sendo assim, :?: etnias com outras crenças foram perseguidas e desrespeitadas. Essa situação gerou uma enorme redução no número de componentes dessas culturas, o que fez algumas delas serem extintas. Logo, é muito importante que elas sejam valorizadas e celebradas, como forma de reparação histórica, para que não sejam extintas novamente.

Em segundo lugar, é preciso que a população se conscientize à respeito dessa problemática. Apenas com uma ação coletiva que preze o respeito e valorize a diversidade, a nação poderá entender a importância de uma "sociedade alternativa", como disse Raul Seixas, músico tupiniquim.

Logo, o Ministério da Educação (MEC), responsável pela educação no país, deve, por meio de seu poder legislativo, criar uma matéria no ensino fundamental que aborde questões acerca da valorização de grupos minoritários no Brasil. Essa ação visa tornar os jovens e, consequentemente, o país um lugar mais acolhedor e respeitoso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por LucasME
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#85804
OBS.: O emoji aparecendo no meio do texto foi um acidente!
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Por Higorvaz
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#85817
Olá, @LucasME!

Irei corrigir sua redação, ok? Porém, tendo em mente que não sou profissional, sinta-se livre para discordar ou criticar algo. :mrgreen:

𝑃𝑅𝐼𝑀𝐸𝐼𝑅𝐴𝑆 𝐼𝑀𝑃𝑅𝐸𝑆𝑆𝑂𝐸𝑆 𝐷𝑂 𝐶𝑂𝑅𝑅𝐸𝑇𝑂𝑅:

Você escreve muito bem! É nítido que você possui um alto nível de domínio da norma culta, pois seu texto apresenta pouquíssimos erros gramáticos, sendo eles quase irrelevantes para o texto, porém, um corretor mais rígido te daria uma nota menor por isso, logo, tente revisar cada detalhe depois da conclusão do texto. Além do mais, percebi que sua linha de raciocínio é bem legitimada, isto é, apresenta autoria e segue um pensamento próprio, porém, acho que você é detentor de algumas dificuldades na elaboração do texto dissertativo-argumentativo. Segue abaixo uma análise de todos os parágrafos:

𝙸𝚗𝚝𝚛𝚘𝚍𝚞ç𝚊𝚘 :

Ótima abertura! Você fez uso de um repertório sociocultural produtivo e, além disso, consegui apresentar ao leitor o tema que você irá argumentar sobre. No mais, acho que você poderia deixar um pouco mais fácil a compreensão das teses, porque demorei um pouquinho pra pegar elas, mas, mesmo assim, foram aplicadas corretamente.

𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 1 :

Parágrafo bom, porém, poderia estar mais bem elaborado Este parágrafo em si, pelo meu ponto de vista, apresenta uma boa linha de pensamento, porém, no quesito relação de argumentos, acho que aparece alguns deslizes aqui. Gostei muito que você conseguiu explicar um fato histórico de modo não chato e cansativo, isso deu ao leitor uma melhor compreensão, entretanto, quando falamos sobre a dissertação-argumentação alguns pontos precisam ser esclarecidos:

PONTO 1 - TESE/CAUSA - Você o apresenta ao leitor, nenhum problema aqui.

PONTO 2 - PROBLEMATIZAÇÃO - Você também problematiza a tese, ou seja, consegue dizer ao leitor os problemas disso.

PONTO 3 - CONSEQUÊNCIA - Aqui acho que penou um pouco, talvez a sua seja que os povos foram sendo extintos, porém, em um contexto de explicação ao leitor, ao meu ver, ficou meio de consenso óbvio, de modo que talvez não sustente tão bem sua argumentação.

𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 2 :

Parágrafo extremamente superficial e pequeno Não sei se não coube na sua folha, porém, acho que este tamanho de parágrafo não é recomendado. Somente com essa fração de linha você não consegue convencer o leitor de que sua argumentação é legitimada, consistente e coerente, isto é, enfraquece a sua ideia perante ao corretor. Logo, busque tentar dissertar mais nessa parte e, logicamente, também argumente.

𝐏𝐫𝐨𝐩𝐨𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐯𝐞𝐧ç𝐚𝐨 :

Esses são os 5 requisitos necessários para a construção completa de uma proposta de intervenção

Aqui vai o que foi Aplicado e o que não foi Aplicado.

Agente - Aplicado

Ação - Aplicado

Meio/Modo - Aplicado

Efeito/Para que - Não Aplicado

Detalhamento - Aplicado

Caso queira estudar mais sobre redações, indico a aba Materiais de Apoio, lá além de possuir o maior número de materiais úteis, ainda possuem como seus criadores os melhores da plataforma! Então não se preocupe com o conteúdo, pois é de primeira mão!

materiais-de-apoio-f6.html

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por LucasME
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85877
Muito obrigado @Higorvaz ! Uma pergunta: o trecho "Essa ação visa tornar os jovens e, consequentemente, o país um lugar mais acolhedor e respeitoso." não pode ser considerado a parte de efeito/finalidade do parágrafo de conclusão?
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