Em primeiro lugar, é importante salientar que a utilização do feed do Instagram pelos influenciadores corrobora para uma rápida adesão de uma marca. É o que explica o efeito "Juliette" participante vencedora do Big Brother Brasil (BBB) 2021, que ao divulgar a linha de maquiagens Avon, configurou-se numa importante estratégia de vendas, que repercutiu na procura significativa dos produtos. No entanto, esse efeito "manada", leva a um consumo desenfreado e desnecessário, que acarretará numa sociedade alienada e sem senso crítico. Assim sendo, é relevante solucionar tais impactos.
Concomitantemente, é inegável os impactos negativos do consumo desses conteúdos na vida em sociedade. No que tange ao comportamento, nota-se a reprodução de condutas dos influenciadores na mudança de cabelo, vestimentas e compras. Consoante José Saramago, há uma cultura de banalização. Tudo se tornou banal. Isto é na realidade em questão, imitar condutas tornou-se uma prática frequente. Por conseguinte, ocorre a anulação do próprio "eu, dos valores éticos e até morais, para conseguir ser aceito e fazer parte da cultura de consumo. Urge, medidas urgentes para reduzir esse problema.
Em suma, é importante que esse assunto seja de utilidade pública. Cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia investir massivamente em campanhas de conscientização quanto aos uso excessivo das redes sociais, através dos meios de comunicação de massa, com a presença de autoridades especialistas no assunto como médicos e psicólogos, a fim de alertar sobre os efeitos negativos para a saúde. Dessa forma, os usuários farão uso de maneira mais consciente e cautelosa das redes sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.