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Por laysabeatriz
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A obra cinematográfica “O dilema das redes” veiculado em uma renomada plataforma de streaming, abordou de forma profícua os estratagemas empregados pelos gigantes coorporativos na área das Tecnologias da Informação e Comunicação Social (TIC’s). Fora do plano documental, no Brasil hodierno, um universo expressivo de indivíduos impõe à sociedade civil organizada e ao Poder Público o desafio de asseverar o uso equilibrado das TIC’s. Com efeito, a ausência de uma educação digital, bem como a negligencia estatal, estão entre os principais entraves do problema.
Inicialmente, é imprescindível pontuar que ausência de ensino digital contribui para o desafio de controlar o uso das redes. Nesse viés, a Base Nacional Comum curricular (BNCC), estabelece em seu documento normativo que as TIC’s devem contribuir para aprendizagens mais significativas. No entanto, ocorre que a lacuna educacional, não utiliza esse meio para desenvolver nos estudantes decisões mais competentes, nem para ajuda-los na formação de um pensamento crítico sábio. Logo, a instância competente deve garantir o ensino digital como forma de melhorar a metodologia frente às novas tecnologias.
Ademais, é imperioso comentar acerca da negligência da máquina administrativa que tem como papel incluir a capacitação para o uso seguro e responsável, pautado no Marco Civil, em seu artigo 24. A esse propósito, o filósofo John Locke comenta que, o Estado, por meio do contrato civil recebeu a instância e ser o guardião do zelo pelo bem comum. Nesse sentido, o nefasto cenário se torna invisível, uma vez que a chefia não disponibiliza campanhas que conscientizem a população sobre o uso indiscriminado das redes. Desse modo, urge o asseveramento ao gozo da prerrogativa mencionada e a garantia da segurança ao público.
É indispensável, pois, que o conjunto de medidas seja efetivado para garantir o uso equilibrado do universo digital no Brasil contemporâneo. Sendo assim, cabe à escola, em virtude de seu papel formador e multiplicador, oportunizar aos discentes uma educação digital que os leve a empregar de forma produtiva as conquistas tecnológicas relacionadas ao ciberespaço. Isso pode ser alcançado mediante à realização de atividades didáticas e processos pedagógicos alicerçados nas diretrizes da BNCC. Por conseguinte, evidenciar-se-á uma maior maturidade nesses recursos. Ademais, é fundamental que o estado promova uma sensibilização a respeito dos prejuízos decorrentes da utilização banalizada das redes. Para tanto, faz mister a consecução de peças publicitárias nas emissoras de TV, outdoors, redes sociais e afins. Destarte, haverá uma mitificação de ilícitos e situações constrangedoras e, assim, a conjuntura ficará mais restrita.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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