Mormente, vale pontuar que nas aulas de Ciências Humanas - da maioria das escolas brasileiras - faltam explicações sobre a cultura e a história de autóctones e africanos. Uma evidência desse cenário é o fato de, ao estudarem o Período Colonial, os alunos não aprendem sobre os assuntos supracitados, apenas acerca dos desdobramentos da interferência dos europeus no País. Isso, infelizmente, impede que haja variedade no ensino étnico-racial da nação. Logo, é preciso acrescentar detalhes sobre as tradições indígenas e africanas no componente curricular dos estudantes.
Ademais, embora a população brasileira também seja constituída por descendentes de povos orientais, por exemplo, japoneses, pouco - ou nada - é ensinado sobre eles. À vista disso, Edward Said, no livro "Orientalismo", afirmou que a maioria das pessoas que moram no Ocidente não têm um conhecimento verdadeiro sobre o Oriente. Evidentemente, a ausência do ensino sobre os povos que habitam esse "lado" corrobora a permanência do quadro descrito por Said juntamente da falta de diversidade étnico-racial na educação. Dessa maneira, fica claro que as aulas não devem focar apenas no Ocidente.
Portanto, urge que o Ministério da Educação - responsável por políticas voltadas ao ensino - solicite a inclusão da história e da cultura de povos negros, africanos na matriz curricular de jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Tal medida tem como finalidade diversificar a educação étinico-racial e garantir a aprendizagem sobre o País miscigenado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.