Desse modo, a pouca informação de como selecionar o alimento na hora da compra e como armazená-lo prejudica a diminuição do desperdício. Segundo o filósofo Aristóteles, a educação é um caminho fundamental para a formação da vida pública, à proporção que coopera para o bem-estar da cidade. Nesse aspecto, a escassa educação alimentar dada pelas escolas e pelos familiares só colabora para cada vez mais alimentos pararem no lixo por eles terem sido guardados em um local inapropriado ou, até mesmo, por terem um pequeno detalhe preto na casca. Além disso, a seleção apropriada dos alimentos no supermercado é fundamental para que haja uma queda na taxa de desperdício de comida. Em suma, o pouco ensinamento no âmbito alimentício dificulta, e muito, na resolução do problema.
Ademais, a normalização e a parca consciência da dimensão da adversidade faz com que a população banalize um hábito tão errôneo. Nesse sentido, nos filmes estrangeiros que tem como o principal cenário a escola, é comum ter a aparição da cena em que o adolescente pega sua comida na cantina, não a consome e, logo depois, a joga no lixo. Analogicamente, esse acontecimento ocorre, não apenas na ficção, como também na realidade. Inúmeras pessoas colocam no prato uma quantidade de comida que não vai ser consumida ou, em uma escala maior, prepara muita comida para poucos consumidores, o que antecede o desperdício. Resumidamente, conscientizar a população da importância da comida e como sua quantidade deve ser relativa à quantidade que será ingerida, é fundamental.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Sendo assim, o Estado, junto ao Ministério da Educação, deve proporcionar palestras sobre os alimentos – como selecionar, como armazenar, sua importância, entre outros – para todas as escolas nacionais por meio de profissionais da área, visando a conscientização da população e, consequentemente, a diminuição do desperdício alimentar. Além disso, a entrega de panfletos com as informações apresentadas pelo palestrante ajudaria na aprendizagem dos alunos, os quais passariam o ensinamento para as suas respectivas familias. Assim, seria possível que a população não descartasse levianamente alimentos tão preciosos para a vida de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.