Em primeiro plano, é preciso reconhecer o papel negativo da pornografia na sociedade, pois é por meio dela que ocorre a sexualização infantojuvenil. Além disso, cabe analisar que a pedofilia acontece, na maioria dos casos, praticada por parentes próximos, como mostrado na série "Sob Pressão", onde a personagem Carolina é estuprada pelo próprio pai durante toda a infância. Infelizmente, fora da ficção, as histórias de muitas crianças se assemelham à de Carolina e é inaceitável que isso siga acontecendo.
Apesar de existirem leis na Constituição Federal de 1988 contra o abuso sexual, as mesmas não impedem a ocorrência da pedofilia, sequer protegem os menores. É notório que a proteção dos vulneráveis depende de um maior efeito legislativo, con maiores penas e mais fiscalização.
Portanto, é de suma importância promover soluções contra o revés, para proteger a vida das crianças e dos adolescentes. Urge então que o Ministério da Educação - órgão responsável por grande parte da formação dos brasileiros - promova informação sobre o assunto nas escolas de todo o país através de palestras, feitas por médicos, psicólogos, sexólogos ou outros profissionais capacitados a erguer o debate sobre a pedofilia e prevenir comportamentos do gênero. Ademais, cabe ao Poder Legislativo ampliar as leis de proteção sexual infantojuvenil, e ao Poder Judiciário garantir a execução das mesmas na prática. Dessa forma, o Brasil protegerá os jovens e garantirá que esse escândalo não siga sendo banalizado, como descrito por Beauvoir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 93
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.