A Síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS) é causado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O vírus ataca as células que normalmente garante a imunidade do corpo, deixando a pessoa em estado muito vulnerável e aberto para outros tipos de doenças e infecções. O contágio muitas vezes é transmitido durante a relação sexual sem uso de preservativo e também pode acontecer durante transfusão sanguíneas, transplantes de órgãos e por compartilhamento de agulhas contaminadas.
Em primeira análise, é fundamental esclarecer para jovens e adultos a importância da educação sexual. muitos casos de doenças sexualmente transmissíveis são causadas pela falta de informação. No filme "Bohemian Rhapsody" é retratado sobre a vida de Freddie Mercury, vocalista da banda Queen que faleceu de broncopneumonia, motivada pela AIDS em 1991. Mercury não viveu o suficiente para o desenvolvimento do tratamento antirretroviral combinado que poderia ter salvado sua vida.
Portanto, é essencial que haja palestras e uma reflexão por parte da sociedade, com grande iniciativa governamental para dar a população o conhecimento sobre a doença. deve ser feito por meio de programas educacionais desenvolvidos pelo ministério da educação e instruir na escola de maneira adequada para cada faixa etária pequeno seminário sobre educação sexual. Espera-se então que, os afetados pelo vírus HIV possam ser tratadas de maneira mais respeitosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.