Em primeiro lugar, temos os casos em que as vítimas moram/convivem com a pessoa da qual sofre abusos, podendo ser, portanto, os próprios pais das mesmas. Devido a isso, a vítima se vê sozinha e desamparada, pois a pessoa, a qual ela mais confiava, é quem pratica o ato. Logo, não tendo com quem contar, ela acaba ficando calada e se sujeitando àquela situação desrespeitosa e constrangedora. Ao mesmo tempo, apesar da prática do ato constantemente, a criança poderia receber ajuda da comunidade escolar, se a mesma passasse as informações aos alunos sobre tal temática.
Paralelo a isso, o abuso sexual de crianças em lugares onde a vida é precária, como nas favelas de grandes metrópoles, ocorrem rotineiramente. Nesse contexto, as crianças estão sujeitas, diariamente, não somente à abusos mas também a todo tipo de violência de que se pode imaginar. Apesar de termos os nossos direitos sociais, os quais nos garante por lei segurança e o direito de ir e vir livremente, na realidade não é dessa maneira. Devido a isso, as crianças, e não somente elas, estão diretamente expostas aos perigos a todo momento.
Diante desse cenário, pode-se perceber que o estado deve implantar medidas de modo a promover a segurança das Crianças dentro de sua própria casa, com pesquisas e concientizar a família aos sinais. Tendo em vista a problemática nas favelas, as prefeituras de zonas periféricas deve intensificar a segurança para que a população em geral fique segura, por meio de um aumento no policiamento nas ruas, para que só assim o direito social das Crianças seja exercido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.