A compulsória necessidade desses usuários em adquirirem recursos para ter acesso à droga, tem uma íntima relação com a criminalidade. A sensação de abstinência pelos efeitos da substância, fazem com que inúmeros crimes e contravenções penais sejam cometidos para satisfazer sua vontade momentânea, contribuindo diretamente para termos uma sociedade completamente instável socialmente.
Ao longo da adolescência, temos a construção e formação da nossa capacidade psicológica. Durante essa fase se expor a substâncias psicoativas influenciam negativamente em nossa capacidade mental. Muitos jovens, acabam tendo o seu raciocínio e seu senso de julgamento afetados, fazendo-os serem extremamente violentos e perigosos.
Durante a flor da juventude, temos disposição e acreditamos que somos capazes de fazer tudo. Aliado com a utilização de substâncias altamente entorpecentes muito desses jovens sentem-se seres indestrutíveis. Essa combinação perigosa faz com que eles não tenham limites para alcançar seus objetivos. A possibilidade de “ascensão social” rápida que a criminalidade pode proporcionar e o sentimento de ser “imortal” e todo - poderoso reverbera para que os jovens enveredem em direção aos caminhos da criminalidade.
Existe uma estreita e direta relação entre, o uso e o contato com o mundo que engloba as drogas e os níveis de criminalidade, e esses índices ficam ainda maiores e assustadores quando analisamos a participação de jovens nesse contexto. A face da criminalidade que assola nossa sociedade é de rostos jovens e que nem chegaram ao seu completo desenvolvimento, mas são altamente perigosos, violentos e inescrupulosos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada