Em primeiro plano, é válido destacar que a exclusão do indivíduo pelo Estado, ocorre devido a falta de documentação civil. Sob essa ótica, a personagem Anne, da webserie canadense "Anne With An E", repete seu nome diversas vezes ao longo da trama, como forma de reafirmar sua identidade social e não ser silenciada como fora em um orfanato. Nesse sentido, evidencia-se que o reconhecimento de um cidadão não se deve ser comprovada pela documentação, mas pelo fato da existência de um ser social.
Além disso, cidadãos que não possuem registro civil, são restringidos, pelo Estado, de acessarem seus direitos vitais. Em paralelo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a igualdade entre indivíduos de uma sociedade. Nessa perspectiva, a existência do direito e o acesso ao direito são paradoxos cotidianos.
Portanto, são necessárias medidas para atenuar o impasse supracitado. Desse modo, urge que o Estado, por meio do Ministério de Direitos Humanos, crie um plano de ação a ser implementado em plataformas digitais e em campanhas de rua, a fim de garantir aos cidadãos invisibilizados da sociedade pleno acesso aos seus direitos. Dessa maneira, não haverão "filhos mais novos" nem "filhos mais velhos", apenas"Baleias".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.