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Por Mylike
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#84271
Segundo a escritora Clarice Lispector, não basta existir, é preciso pertencer. No entanto, essa constatação não está sendo aplicada na questão dos índios no Brasil contemporâneo, já que a maioria dos brasileiros trata a cultura desse povo com indiferença, o que evidencia o estado de exclusão cultural dos mesmos.Nesse sentido, observa-se um delicado imbróglio, que tem como causas a falta de representação e a incapacidade legislativa.

Dessa forma, em primeira análise, a lacuna identitária é um desafio presente na temática. Sob esse viés, a poeta Rupi Kaur defende que a representatividade é vital. Porém, é evidente que há um comportamento excludente na questão do índio no território nacional, uma vez que os indígenas são tratados com um extremo descaso, o que resulta em um cenário de desprestígio social e o sentimento de irrepresentatividade desses indivíduos.Logo, urge reverter essa lamentável realidade.

Em paralelo, a ineficácia das leis é um entrave nesse impasse. Nesse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman explica que as instituições estão perdendo as suas funções societárias. Nessa linha de pensamento, é notório a insuficiência das diretrizes no assunto do índio brasílico, visto que os órgãos estatais não proporcionam os direitos inalienáveis desses cidadãos, o que gera a perpetração de atos etnocêntricos da maior parte da sociedade e, assim, estabelece o desamparo social dos grupos minoritários.Destarte, assegurar a eficácia das políticas públicas é urgente.

Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Ministério da Educação deve promover palestras, por meio das mídias de massa, a fim de ressaltar a importância da representatividade das diversidades culturais.Tal ação pode, ainda, contar com a presença de autóctones para debaterem a situação. Paralelamente, é preciso acabar com o sistema falho das normas observado no óbice.Dessa maneira, o Brasil poderá colocar em prática o princípio de Clarice Lispector.

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mylike
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#84272
as linhas ficaram 6x7x8x7

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por JoaoPedro72
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#84277
Sua redação está muito bem feita! O único erro que eu observei foi que você falou que é preciso acabar com o sistema falho das normas, porém você não falou como fazer isso. Por esse motivo, a segunda tese não foi erradicada, representando, portanto, um erro no que tange ao projeto de texto.

De resto, tudo está excelente. Parabéns!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Mylike
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#84280
JoaoPedro72 escreveu:Sua redação está muito bem feita! O único erro que eu observei foi que você falou que é preciso acabar com o sistema falho das normas, porém você não falou como fazer isso. Por esse motivo, a segunda tese não foi erradicada, representando, portanto, um erro no que tange ao projeto de texto.

De resto, tudo está excelente. Parabéns!
Muito obrigado! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
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#84281

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Vini0324
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#84282
Redação de extrema excelência, li com brilho nos olhos porque logo vi que você se inspirou nos modelos da Luma :D
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Por Vini0324
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#84283
Mylike escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Sua redação está muito bem feita! O único erro que eu observei foi que você falou que é preciso acabar com o sistema falho das normas, porém você não falou como fazer isso. Por esse motivo, a segunda tese não foi erradicada, representando, portanto, um erro no que tange ao projeto de texto.

De resto, tudo está excelente. Parabéns!
Muito obrigado! :)
Mano, eu acho que o enem aceita sim essa forma de proposta incompleta, já vi redações nota 1000 com esse modelo de proposta
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Por Mylike
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#84284
Vini0324 escreveu:Redação de extrema excelência, li com brilho nos olhos porque logo vi que você se inspirou nos modelos da Luma :D
Muito obrigado! A Luma é um anjo na vida dos vestibulandos... 😂

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por JoaoPedro72
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#84285
Mylike escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Sua redação está muito bem feita! O único erro que eu observei foi que você falou que é preciso acabar com o sistema falho das normas, porém você não falou como fazer isso. Por esse motivo, a segunda tese não foi erradicada, representando, portanto, um erro no que tange ao projeto de texto.

De resto, tudo está excelente. Parabéns!
Muito obrigado! :)
De nada!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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