Mormente, é medular pontuar a carência de investimentos estatais na educação como influente na questão. Nesse contexto, a Constituição Federal, promulgada em 1988, assegura o direito à educação de qualidade. No entanto, substancial parcela das escolas, sobretudo as de regiões periféricas, não recebe verbas suficientes para proporcionar um aprendizado agradável aos discentes, o que torna esses descontentes no ambiente escolar e, por conseguinte, eleva os casos de evasão escolar. Destarte, enquanto a omissão governamental permanecer vigente, o imbróglio continuará a angustiar a nação.
Sob um segundo olhar, faz-se fulcral salientar como a discrepância econômica intensifica o revés. Acerca disso, o escritor Ariano Suassuna defendia que existe uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos despossuídos. Perante essa lógica, é plausível afirmar que as pessoas que se encontram na parcela desfavorecida não são detentoras de poder aquisitivo que permita higiene ou roupas adequadas, o que aflige sua dignidade na hora de frequentar a escola e, como desdobramento disso, aumenta os casos de evasão escolar. Logo, é inadiável que essa disparidade seja erradicada a fim de atenuar o empecilho.
É indispensável, portanto, superar a gênese da vicissitude. Para tanto, o Ministério da Educação – incumbido de garantir o progresso do ensino brasiliano – deve, mediante a capacitação dos professores e a aplicação de verbas, inserir discussões e aulas sobre as atuais necessidades dos alunos com a finalidade de tornar o ensino atrativo, fazer valer o preceito da Lei Maior e impedir o avanço da evasão escolar no país. Ademais, o governo federal deve garantir itens básicos como higiene e roupas adequadas ao tecido civil com vistas a promover a dignidade dos indivíduos e reduzir os casos de evasão escolar. Espera-se, com essas medidas, absolver o Brasil desse contratempo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.