Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84228
Em seu célebre poema “No meio do caminho”, o poeta Carlos Drummond de Andrade metaforizou os obstáculos da vida como sendo uma pedra intransponível. Transcendendo a literatura, pode-se comparar, também, essa rocha à evasão escolar, a qual configura um grave desafio a ser sanado no Brasil. Desse modo, com o fito de combater tal chaga, urge, antes de tudo, uma análise tanto do exíguo incentivo educacional por parte do Estado quanto da desigualdade social como suas causas.

Mormente, é medular pontuar a carência de investimentos estatais na educação como influente na questão. Nesse contexto, a Constituição Federal, promulgada em 1988, assegura o direito à educação de qualidade. No entanto, substancial parcela das escolas, sobretudo as de regiões periféricas, não recebe verbas suficientes para proporcionar um aprendizado agradável aos discentes, o que torna esses descontentes no ambiente escolar e, por conseguinte, eleva os casos de evasão escolar. Destarte, enquanto a omissão governamental permanecer vigente, o imbróglio continuará a angustiar a nação.

Sob um segundo olhar, faz-se fulcral salientar como a discrepância econômica intensifica o revés. Acerca disso, o escritor Ariano Suassuna defendia que existe uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos despossuídos. Perante essa lógica, é plausível afirmar que as pessoas que se encontram na parcela desfavorecida não são detentoras de poder aquisitivo que permita higiene ou roupas adequadas, o que aflige sua dignidade na hora de frequentar a escola e, como desdobramento disso, aumenta os casos de evasão escolar. Logo, é inadiável que essa disparidade seja erradicada a fim de atenuar o empecilho.

É indispensável, portanto, superar a gênese da vicissitude. Para tanto, o Ministério da Educação – incumbido de garantir o progresso do ensino brasiliano – deve, mediante a capacitação dos professores e a aplicação de verbas, inserir discussões e aulas sobre as atuais necessidades dos alunos com a finalidade de tornar o ensino atrativo, fazer valer o preceito da Lei Maior e impedir o avanço da evasão escolar no país. Ademais, o governo federal deve garantir itens básicos como higiene e roupas adequadas ao tecido civil com vistas a promover a dignidade dos indivíduos e reduzir os casos de evasão escolar. Espera-se, com essas medidas, absolver o Brasil desse contratempo.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84229
Boa! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84230
Higorvaz escreveu:Boa! :mrgreen:
Muito obrigado!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84255
Redação excelente, @JoaoPedro72!

Olá, tudo bem? Eu me chamo Anna e estou vendendo correções de redações estilo ENEM. Cobro apenas 3 reais por correção. Estou precisando de uma renda extra e resolvi tentar conseguir corrigindo redações. Faço as correções gratuitamente, mas se você quiser e puder me ajudar também eu serei muito grata!

Eu não sou profissional, mas tenho bastante conhecimento acerca da correção das redações do Enem. Para mais informações, entre no meu grupo do telegram:

https://t.me/+8KTfAXQjcv4yMjcx
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84266
Anna1 escreveu:Redação excelente, @JoaoPedro72!

Olá, tudo bem? Eu me chamo Anna e estou vendendo correções de redações estilo ENEM. Cobro apenas 3 reais por correção. Estou precisando de uma renda extra e resolvi tentar conseguir corrigindo redações. Faço as correções gratuitamente, mas se você quiser e puder me ajudar também eu serei muito grata!

Eu não sou profissional, mas tenho bastante conhecimento acerca da correção das redações do Enem. Para mais informações, entre no meu grupo do telegram:

https://t.me/+8KTfAXQjcv4yMjcx
Infelizmente não posso te ajudar, vou ficar te devendo. Obrigado pelo elogio, Anna!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
88 Exibições
por dell
0 Respostas 
109 Exibições
por Rafaela6866
O aumento da evasão escolar no Brasil
por vaz    - In: Outros temas
0 Respostas 
179 Exibições
por vaz
A evasão escolar no Brasil
por romulooli    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por romulooli
A evasão escolar no Brasil
por biaa1000    - In: Outros temas
0 Respostas 
34 Exibições
por biaa1000
Evasão escolar no Brasil
por Medmax    - In: Outros temas
1 Respostas 
66 Exibições
por Medmax
Evasão Escolar no Brasil
por isaroche    - In: Outros temas
2 Respostas 
111 Exibições
por isaroche
Evasão escolar no Brasil
por mariherine    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por mariherine
O aumento da evasão escolar no Brasil
por thaisverlyyy    - In: Outros temas
0 Respostas 
64 Exibições
por thaisverlyyy
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Andressa7    - In: Outros temas
2 Respostas 
111 Exibições
por Samara102006

No ano de 2022, o Conselho Nacional de Trâns[…]

Merenda escolar

A alimentação é essencial em[…]

Merenda escolar

Alimentação é essencial em um[…]

Fome

No ART 3° da Constituição Federa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM