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Por Higorvaz
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#84115
Finlândia, Canadá e Coréia do Sul, respectivos países com alto índice de desenvolvimento, destacam-se ínclitos pela alta taxa de leitura por parte de seus jovens. No entanto, tais realidades estrangeiras não se aplicam ao Brasil, dado que o mesmo não busca melhorar o contato literário para seus jovens, observando-se estorvos que impedem o desenvolvimento nacional. Sendo assim, procura-se analisar dois pontos deste contratempo: falta de investimento educacional e desincentivo a leitura.

Em primeiro lugar, ressalta-se como causante do problema a falta de verbas destinadas a educação. O economista Sin Arthur Lewis dizia que educação nunca foi despesa, e sim investimento com retorno garantido. Nesse contexto, notam-se óbices no que tange a educação literária, uma vez que o governo não disponibiliza de seu erário verbas para aplicação nas redes de ensino que, por conseguinte, atinge pilares da base do ensinamento infantil, pois recursos linguísticos são essenciais na evolução do aprendizado básico como: a leitura e escrita, o que acresce o índice de analfabetismo juvenil no país. Logo, fica claro que o governo tem seu papel de inépcia nesta problemática.

Em segundo lugar, analisa-se a desmotivação dos jovens pela leitura. Segundo Voltaire, a leitura engrandece a alma e expande a autonomia do pensar, isto é, fornece ao leitor conhecimento geral. Em contradição, observa-se o desinteresse literário no tecido civil infantil, derivado, na maioria das vezes, pelo baixo incentivo a essas crianças, citando-se a ineficiência por parte dos pais, onde os mesmo não buscam fornecer livros e nem ensinar o hábito de ler e buscar conhecimento, ocasionando em um massivo inconveniente no país. Em suma, o cenário atual deve ser repensado e resolvido.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, realizar campanhas publicitárias com o intuito de expandir o interesse a literatura para que haja um maior contato com livros pelo público infanto-juvenil e que os pais saibam agir no incentivo aos mesmos. Desta maneira, pretende-se diminuir o índice de analfabetização, desinteresse infantil e, por consequência, chegarmos mais perto da Finlândia, Canadá e Coréia do Sul no quesito leitura.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Higorvaz
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#84116

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por JoaoPedro72
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#84119
Olá Higor! Sua redação está excelente, porém algumas ideias não foram apresentadas da melhor maneira, o que atrapalha a coesão. Aqui estão algumas sugestões de reescrita:

Introdução:

Finlândia, Canadá e Coreia do Sul são ínclitos países no que tange à alta taxa de literatura por parte de sua população infantojuvenil. No entanto, essas realidades estrangeiras não se aplicam à conjuntura brasileira, pois é mínimo o interesse do país em desenvolver atos literários em seus jovens. Nesse sentido, com o intuito de combater a chaga, urge, antes de tudo, uma análise tanto da falta de investimentos educacionais quanto do desincentivo à leitura como suas causas.

D1:

Em primeiro lugar, vale ressaltar como a carência de recursos financeiros na educação intensifica o problema. A título de exemplo, o economista Sin Arthur Lewis defendia que a educação nunca foi despesa, e sim investimento com retorno garantido. Contudo, no Brasil, a concepção do intelectual não é posta em prática, já que a máquina pública da nação não proporciona verbas direcionadas a áreas educativas, como a valorização da prática da leitura, o que, por conseguinte, aumenta, de maneira exacerbada, o número de analfabetos juvenis no país. Logo, fica claro que o governo não se importa em pelo menos tentar atenuar o imbróglio.

D2:

Em segundo lugar, é imprescindível analisar a desmotivação dos jovens pela leitura sob a perspectiva de Voltaire. Para o filósofo, a leitura engrandece a alma e expande a autonomia do pensar, isto é, fornece ao leitor conhecimento geral. Todavia, mesmo demonstrando alta importância, a leitura é uma prática pouco feita pelos jovens do Brasil. Isso ocorre pela inoperância familiar, dado que a parentela não busca desenvolver hábitos literários nos infantojuvenis, o que, consequentemente, atrapalha o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Por fim, o cenário atual deve ser repensado e resolvido.

Conclusão:

Em vista dos argumentos apresentados, é imperioso que o Ministério da Educação – órgão incumbido de amparar a educação do país – realize, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias que incentivem a leitura com o intuito de não só diminuir o número de analfabetos juvenis, mas também aumentar a evolução intelectiva dos menores. Feito isso, poder-se-á observar a nação em progresso, e chegar mais perto das realidades de Finlândia, Canadá e Coreia do Sul.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Higorvaz
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#84120
@JoaoPedro72 Muito obrigado!!! Vai me ajudar demais :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por JoaoPedro72
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#84123
Higorvaz escreveu:@JoaoPedro72 Muito obrigado!!! Vai me ajudar demais :mrgreen:
De nada, amig@!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Mylike
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#84124
Parabéns! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Higorvaz
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#84128
Mylike escreveu:Parabéns! :)
Obrigado!!

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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