Em primeira análise, vale destacar que a ineficaz efetuação de leis impulsiona os impactos desse quadro. De acordo com a Constituição Federal, através da Lei de número 9534, a sociedade possui o pleno direito de se registrar, entretanto, tal direito não é garantido na realidade, posto que grande parcela dos brasileiros sofrem os danos da invisibilidade, como a perca do valor moral diante da população e o inacesso à educação. Evidencia-se, portanto, que os indivíduos do território nacional encontram-se no mesmo cenário do livro "O cidadão de papel" de Gilberto Dimenstein, no qual os direitos e leis permanecem somente na teoria.
Ademais, a disparidade regional em relação à documentação pessoal é um fator alarmante para o progresso social. Consoante aos dados do IBGE, as regiões mais afetadas pela desigualdade de cidadania são o Centro-Oeste e Norte; regiões que, por sua vez, são as mais oprimidas economicamente e socialmente, visto que o escasso percentual de registros impossibilita o acesso ao trabalho e ao direito de votar. Diante dessa perspectiva, a sociedade nacional urge de mudanças, uma vez que, segundo o filósofo George Santayana, sem mudanças tampouco há progresso.
Verifica-se, então, a indispensabilidade em prover o alcance ao direito de cidadania em meio à comunidade. Para isso, cabe ao Governo Federal, juntamente aos governadores dos Estados, por intermédio de projetos e campanhas - como a campanha da UFRGS, que incentiva o acesso à documentação pessoal - proporcionar a efetiva aplicação das leis asseguradas pela Constituição Brasileira, que promovem os benefícios da cidadania, além de divulgar políticas públicas que distribuem os documentos essenciais à população nos locais menos privilegiados, a fim de que a sociedade nacional usufrua do corpo social presente no livro de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada