Avatar do usuário
Por Larissaav
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84112
A obra "Utopia" de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Contudo, antagônico ao pensamento do autor, a coletividade brasileira encontra-se com a problemática do difícil acesso à cidadania, devido à carência de registro civil, acarretando em efeitos negativos ao bem-estar da sociedade. Essa realidade se dá não só em razão da má aplicação de leis, como também pela desigualdade social vivida no Brasil. Sendo assim, é imprescindível a análise desse cenário excludente, com o intuito de mitigar tal problemática.

Em primeira análise, vale destacar que a ineficaz efetuação de leis impulsiona os impactos desse quadro. De acordo com a Constituição Federal, através da Lei de número 9534, a sociedade possui o pleno direito de se registrar, entretanto, tal direito não é garantido na realidade, posto que grande parcela dos brasileiros sofrem os danos da invisibilidade, como a perca do valor moral diante da população e o inacesso à educação. Evidencia-se, portanto, que os indivíduos do território nacional encontram-se no mesmo cenário do livro "O cidadão de papel" de Gilberto Dimenstein, no qual os direitos e leis permanecem somente na teoria.

Ademais, a disparidade regional em relação à documentação pessoal é um fator alarmante para o progresso social. Consoante aos dados do IBGE, as regiões mais afetadas pela desigualdade de cidadania são o Centro-Oeste e Norte; regiões que, por sua vez, são as mais oprimidas economicamente e socialmente, visto que o escasso percentual de registros impossibilita o acesso ao trabalho e ao direito de votar. Diante dessa perspectiva, a sociedade nacional urge de mudanças, uma vez que, segundo o filósofo George Santayana, sem mudanças tampouco há progresso.

Verifica-se, então, a indispensabilidade em prover o alcance ao direito de cidadania em meio à comunidade. Para isso, cabe ao Governo Federal, juntamente aos governadores dos Estados, por intermédio de projetos e campanhas - como a campanha da UFRGS, que incentiva o acesso à documentação pessoal - proporcionar a efetiva aplicação das leis asseguradas pela Constituição Brasileira, que promovem os benefícios da cidadania, além de divulgar políticas públicas que distribuem os documentos essenciais à população nos locais menos privilegiados, a fim de que a sociedade nacional usufrua do corpo social presente no livro de Thomas More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84151
Tudo bom?
Estou com créditos extras na minha plataforma (ProEnem) que expiram até o fim do ano.
Como não quero deixar expirar sem uso, estou vendendo cada um por 3 reais no pix.
A correção vem em 2-3 dias, no máximo. Às vezes, até no mesmo dia.
Se você tiver interesse, me manda mensagem.
Abraço.

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
39 Exibições
por Analice123
0 Respostas 
103 Exibições
por raquel942
0 Respostas 
179 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
171 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
36 Exibições
por Lara016
0 Respostas 
97 Exibições
por leocardoso
2 Respostas 
314 Exibições
por RAFOXY
0 Respostas 
140 Exibições
por jujuf
5 Respostas 
390 Exibições
por Felipe082
1 Respostas 
113 Exibições
por Leoo6144

De acordo com o Artigo 5º da Constitui&ccedi[…]

Muito tem se discultido sobre a atual situaç[…]

Globalização x evolução humana

As características analógicas sobre […]

Fome no Brasil.

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM