Em primeiro lugar, é de demasiada importância dizer que um dos responsáveis pelo contratempo é a falta de exercícios físicos, tendo que as instituições de ensino não expliquem como devido. Hipócrates, considerado por muitos o pai da medicina disse -“A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”. Paralelamente, vê-se a ausência de uma boa instrução acadêmica por parte dos colégios e escolas do Brasil, onde os mesmos não esclarecem eficientemente os métodos de pratica de atividades físicas para o público infantil, ou seja, ocasionando em uma lacuna tanto na educação quanto no bem-estar infanto-juvenil, gerando futuros inconvenientes e sendo de extrema relevância para o Estado, tendo em vista que eles irão ser o futuro da nação com o passar do tempo.
Em segundo lugar, percebe-se a falta de administração dos pais em relação aos maus hábitos das crianças por conta da indústria de entretenimento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019 cerca de 14% das crianças na faixa etária dos 5 aos 9 anos eram obesas e 33,5% tinham excesso de peso. Nessa linha de raciocínio, destaca-se a inépcia dos pais em rol dos os hábitos sedentários desses jovens, por exemplo, a indústria de vídeo games tem parcela de culpa nesse empecilho, pois cada vez mais jovens tendem a ficarem horas a fio na frente das telas, excluindo além de uma alimentação adequada, também as atividades físicas, o que evidencia a falta de controle dos pais e os problemas descritos na pesquisa. Logo, o Estado deve intervir o quanto antes nestas questões.
Sendo assim, é interesse público que esses estorvos sejam solucionados. Portanto, cabe ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde, por meio de verbas governamentais, investir em campanhas publicitárias com o intuito de reduzir os efeitos da indústria de entretenimento e aumentar o ensinamento de práticas físicas nas escolas para que haja um melhor índice de saúde e bem estar por parte dos jovens, assim como os parentes para agirem melhor em situações como essa. Por certo, poderemos restabelecer os bons hábitos e, desse modo, chegarmos mais perto da declaração da Organização Mundial da Saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.