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Por Lisa123
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O quadro expressionista "O grito" do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude,o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação.Para além da obra,observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela invisibilidade por falta de registro civil é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista.Nesse viés torna-se crucial analisar as causas desse revés.
A princípio é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a falta de registro civil.Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis,do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia.Sob essa ótica,devida a baixa atuação das autoridades,diversas pessoas sentem-se invisíveis e sem importância.Nessa perspectiva,para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim é igualmente preciso apontar a mídia social como outro fator que contribui para a manutenção do problema.Seja pela destilação de conteúdos fúteis que muita das vezes não contribui e ajuda em nada na sociedade,ou seja pela baixa visibilidade dada ao assunto.Logo é inadmissível que esse cenário perdure.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema.Dessarte,a fim de diminuir a invisibilidade civil é preciso que o Estado disponibilize mais centros cartorais e maior facilidade na emissão do documento,assim como a mídia deve dar maior visibilidade aos problemas de grande peso social.Espera-se assim que os sofrimentos emocionais retratados por Munch,delimitem-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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