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Por Lirihlih
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A constituição de 1988, documento judiciário mais importante do país, prevê no artigo 6°, o direito à bem estar social, como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, a alta taxa de indivíduos sem registro civil, impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito na prática, os tornando invisíveis como cidadãos. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem essa problemática.
É primordial ressaltar a escassez de informações que ocorre em comunidades compostas por uma população de extrema pobreza, que não possui conhecimento sobre os próprios direitos de ser reconhecido como cidadão. Logo, ignorando benefícios que devem ser exercidos por qualquer indivíduo comum. Sendo assim, excluídos do meio social.
Faz-se mister, ainda, salientar a educação precária ou a falta dela, ligada com a falta de um registro civil, como impulsionador do problema. "As raízes dos estudos são amargas, mas seus frutos são doces" - Aristóteles. Ademais, a educação é o meio mais importante de conhecimento e informação, muitas vezes negligenciada por famílias carentes. Diante do exposto, é inaceitável que esse cenário continua a perdurar.
Portanto, urge, que o Ministério da Economia destine verbas para a divulgação de campanhas sobre direitos como cidadão e da posse de um registro civil em áreas mais pobres por intermédio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a fim de reduzir o número de pessoas sem registro como cidadão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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