Avatar do usuário
Por Eumesmaoxi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83576
A Constituição Federal vigente, que foi outorgada e promulgada no ano de 1988, é um documento que, apesar de sua recente elaboração, possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir direitos à população, muitos dos quais podem ser encontrados, de maneira geral, no artigo 6° desta Carta Magna. Todavia, mesmo diante da existência deste arcabouço normativo, a invisibilidade e a exorbitante quantidade de indivíduos sem registro civil ainda persistem no Brasil, explicitando a limitação prática deste código legal, já que a violação desses direitos, ou seja, a não garantia do acesso à cidadania rompe com a dignidade e a harmonia do corpo social. Nesse sentido, evidencia-se que a negligência do Estado figura como origem desse infortúnio. Consoante a isso, não só a marginalização, como também o deficiente sistema de incentivos na garantia da cidadania agravam esse panorama. Logo, é importante tecer algumas análises sobre o mesmo.

A priori, é imprescindível salientar que a marginalização, nesse âmbito, cristaliza essa violação de direitos. Isso acontece porque houve uma rápida e intensa urbanização, sem a infraestrutura necessária. Outrossim, há uma solidificação no imaginário coletivo acerca do cenário em questão, transparecendo a expressão "Atitude Blasé", cunhada pelo sociólogo alemão George Simmel, que descreve a indiferença projetada no comportamento da sociedade diante de impasses sociais, como a invisibilidade. Como resultado deste quadro, os indivíduos iniciam um processo de transformação daquilo que é extremamente grave em algo corriqueiro, tornando as vítimas desse problema social ainda mais "invisíveis", o que traz consequências negativas ao longo de uma vida inteira.

A posteriori, esclarece-se o deficiente sistema de incentivos na garantia da cidadania, que aprofunda essa situação. Desse modo, tal problemática é suscitada graças à carência de investimentos nessa área. Portanto, pode-se facilmente associar esses empecilhos àquilo que foi proferido pelo filósofo polonês Arthur Schopenhauer, cuja essência explicava que o maior erro que um homem poderia cometer seria sacrificar sua saúde a qualquer outra vantagem. Ou seja, as pessoas, por falta de acesso aos locais necessários e por poucos investimentos nesse setor por parte do Estado, sacrificam sua saúde ao não garantirem sua documentação, a qual interfere em inúmeras áreas essenciais à vida, o que é considerado pelo filósofo como um erro colossal.

Destarte, torna-se perceptível, mediante o exposto, que a invisibilidade e a não realização do registro civil advêm da negligência do Estado. Diante disso, cabe ao Ministério da Educação, através de campanhas e palestras, com auxílio de órgãos midiáticos, descontruir a visão banal acerca da situação e informar os indivíduos sobre a mesma, com o propósito de ressignificar a reação do corpo social diante dessa adversidade. Ademais, é imperativo que o Ministério da Cidadania e o Ministério da Economia, por meio de investimentos nesse setor, promovam melhoras nessa área, a fim de garantir a cidadania das pessoas, aprimorando suas condições de vida. Logo, com a concretização dessas medidas, a Carta Magna representará fielmente um cenário de igualdade, quanto à garantia da cidadania, sendo que a violação desses direitos deixará de simbolizar o comportamento social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
47 Exibições
por Matheusbs
0 Respostas 
79 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
70 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
63 Exibições
por hvfhvf
0 Respostas 
57 Exibições
por isa6649
4 Respostas 
272 Exibições
por Mimi2004
0 Respostas 
106 Exibições
por JoyceAmaral
0 Respostas 
22 Exibições
por Pimba
0 Respostas 
60 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
58 Exibições
por Thiagom445

DaviCarlin Sabina EvertonInd paulananda […]

Na obra "vidas secas" do autor b[…]

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM