Avatar do usuário
Por Juliaac17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83481
Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura o direito à cidadania e a igualdade social para todos. No entanto, na realidade brasileira contemporânea, verifica-se que a mera afirmação jurídico-formal desse preceito está longe de significar a sua efetividade, haja vista que os entraves no acesso ao registro civil violam o princípio da isonomia. Nesse âmbito, é lícito pontuar como causas do problema: a inoperância governamental e a alienação social.
Primordialmente, é fulcral ressaltar que a inércia estatal contribui substancialmente para a persistência do óbice. Sob essa lógica, devido à baixa atuação das autoridades, grande parte da população carece de acesso à certidão de nascimento, isso ocorre não somente pela desigualdade socioeconômica, mas também pela escassez de divulgação nos meios midiáticos o que, consequentemente, expõe esse grupo social em uma situação de desigualdade e exclusão. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, viola o "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos gozem de direitos indispensáveis (como a cidadania) para a manutenção de igualdade entre os membros da comunidade. Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura negligente de forma urgente.
Ademais, outro imbróglio vigente é a carência informacional, nesse sentido, de acordo com a teórica alemã Hannah Arendt, em "A Banalidade do Mal", reflete acerca do processo de massificação da sociedade, o qual forma indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando situações sem questionar. Essa perspectiva, analisada pela pensadora, simboliza claramente o comportamento do tecido social diante dos desafios na emissão do documento pessoal, posto que é justamente a habitualidade e a escassez de deliberação crítica e minuciosa frente à questão que a agrava no cenário brasileiro e, mantém essa parcela brasileira às margens coletividade. Assim, torna-se imprescindível tirar esse tema da omissão e debatê-lo amplamente para aumentar a chance de atuação sobre ele.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para mitigar a problemática. Para tanto, urge que a mídia, principal veículo difusor de informações, em parceria com o Ministério da Cidadania, elabore campanhas de ampla divulgação, por meio de debates em programas telesivos de grande audiência e palestras em espaços abertos ao público e nas instituições de ensino, com a presença de especialidades no assunto, a fim de elevar o nível de informação da população sobre a importância da obtenção do registro de nascimento e garantir a inclusão social. Dessa forma, tornar-se-á possível a consolidação de uma nação permeada pela efetivação dos elementos elencados na Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Juliaac17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83615
@camille14 Poderia corrigir minha redação por favor, desde já obrigada!! ;)
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85807
Parabéns! :D

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por henrriquex13
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85814
Redação muito boa!
Cuidado, na sua intervenção você cita como agente a mídia e ela não é considerada como agente interventora, ok?! Utilize, por exemplo, o Ministério da Comunicação.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
71 Exibições
por Juliacds13
0 Respostas 
81 Exibições
por Jodira
0 Respostas 
76 Exibições
por Abshcvd
0 Respostas 
76 Exibições
por 497772303
0 Respostas 
109 Exibições
por nicomet4l
ENEM 2021: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL
por LuizGustavo7    - In: Outros temas
5 Respostas 
228 Exibições
por Marlonnluis
1 Respostas 
81 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
51 Exibições
por EllieW
0 Respostas 
88 Exibições
por rfelipeneto
As barreiras que enfrentei em 2021
por Ja300795    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Ja300795

A violência contra a mulher é um prob[…]

No que concerne, a persistência da viol&ecir[…]

No ano de 2022, o Conselho Nacional de Trâns[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM