Primordialmente, é imperioso analisar, a ausência de medidas governamentais no combate a invisibilidade. De acordo com o artigo 1⁰ da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo cidadão nasce livre e igual em direitos. Entretanto a falta de investimentos governamentais na localização de pessoas sem registro civil evidencia um cenário caótico brasileiro. Portanto, autoridades com urgência necessitam tratar esse entrave e garantir à essas pessoas cidadania e seus respectivos direitos.
Outrossim, é crucial explorar o efeito do silenciamento da mídia como outro fator influenciador do revés. O acesso ao registro de nascimento se tornou livre de sanções em 1997. No entanto a demanda de procura por cidadania pela parcela baixa da sociedade ainda é baixa, visto que, a mídia não afeta a camada social mais baixa, no qual estão a maioria dos que não são reconhecidos pelo Estado e sociedade. Destarte, tudo isso retarda a resolução do impecilho.
Depreende-se, portanto a necessidade da mitigação desses desafios para solucionar o impasse. Assim Governo Federal, mediante Secretárias de Estado da Segurança Pública, órgão responsável pela emissão dos registros civis, destinar verbas públicas voltada ao investimento e criação de programas de busca e localização de cidadãos não reconhecidos e através da midia proporcionar campanhas de conscientização e alerta à toda população de seu respectivo direito à cidadania de modo à reduzir a grande parcela de pessoas "invisíveis" perante sociedade e Nação, afim de garantir pleno os direitos sociais. Somente assim, não haverá mais um "pedra" no caminho do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.