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Por Tiborgess
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"No meio do caminho tinha uma pedra", famoso verso do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade é uma metáfora para desafios. Análogo a citação, com ênfase na sociedade brasileira hodierna, vê-se que a não garantia de acesso à cidadania, é um problema de grandes proporções na trilha de desenvolvimento da Nação. Assim, é notório que este cenário é fruto tanto da negligência estatal em investimentos quanto do silenciamento midiático do impasse.
Primordialmente, é imperioso analisar, a ausência de medidas governamentais no combate a invisibilidade. De acordo com o artigo 1⁰ da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo cidadão nasce livre e igual em direitos. Entretanto a falta de investimentos governamentais na localização de pessoas sem registro civil evidencia um cenário caótico brasileiro. Portanto, autoridades com urgência necessitam tratar esse entrave e garantir à essas pessoas cidadania e seus respectivos direitos.
Outrossim, é crucial explorar o efeito do silenciamento da mídia como outro fator influenciador do revés. O acesso ao registro de nascimento se tornou livre de sanções em 1997. No entanto a demanda de procura por cidadania pela parcela baixa da sociedade ainda é baixa, visto que, a mídia não afeta a camada social mais baixa, no qual estão a maioria dos que não são reconhecidos pelo Estado e sociedade. Destarte, tudo isso retarda a resolução do impecilho.
Depreende-se, portanto a necessidade da mitigação desses desafios para solucionar o impasse. Assim Governo Federal, mediante Secretárias de Estado da Segurança Pública, órgão responsável pela emissão dos registros civis, destinar verbas públicas  voltada ao investimento e criação de programas de busca e localização de cidadãos não reconhecidos e através da midia proporcionar campanhas de conscientização e alerta à toda população  de seu respectivo direito à cidadania de modo à reduzir a grande parcela de pessoas "invisíveis" perante sociedade e Nação, afim de garantir pleno os direitos sociais. Somente assim, não haverá mais um "pedra" no caminho do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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