Avatar do usuário
Por Binasantos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83443
A Constituição Federal de 1988, ordem maior da hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura o direito à cidadania a todos os residentes do país. No entanto, a invisibilidade das pessoas que não possuem certidão de nascimento dificulta a efetivação dessa premissa da Lei maior. Nesse sentido, a negligência estatal e a displicência da mídia protagonizam a manifestação do revés.
Diante desse cenário, convém pontuar que a falta de atitude do poder público como fomentadora da adversidade. Nesse caso, é lícito rememorar os estudos de Thomas Hobbes, nos quais o filósofo inglês afirmou que é dever do estado proporcionar meios que garantam o progresso de toda a sociedade. Tal concepção, todavia, não acontece na prática, visto que as autoridades administrativas não atuam na formulação de práticas resolutivas para o problema, como a criação de campanhas para levar até às regiões mais pobres os profissionais qualificados, os quais fariam a certidão de nascimento da população gratuitamente. Logo, é importante que a instituição a fim de mitigar a falta de garantia de acesso a cidadania no Brasil, reúna-se e análise sua conduta para com o problema.
Ademais, é importante discutir sobre a displicência da mídia com o revés. Nesse sentido, consoante ao insigne sociólogo polonês Zygmunt Bauman, algumas instituições deixaram de exercer seu papel social, operando como "zumbis". Sob tal ótica, a falta de exposição midiática acerca do assunto, revela a face zumbificada da instituição, haja vista que, a mídia, através dos telejornais, é responsável por expor os problemas da sociedade e cobrar respostas e atitudes do governo. Destarte, urge que a instituição reconheça seu papel para com o corpo social e volte a exercer seu papel.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o imbróglio. Com vistas a isso, cabe ao governo, por meio um programa - que pode ser chamado " Cidadania para todos" - levar até às regiões mais pobres profissionais que façam os registros de nascimento, com o intuito de mitigar a falta de garantia de acesso a cidadania brasileira. Outrossim, os telejornais devem criar quadros para expor o trabalho feito pelo governo e, assim, incentivarem mais cidadãos a fazerem seu documento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
43 Exibições
por Matheusbs
0 Respostas 
79 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
70 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
61 Exibições
por hvfhvf
0 Respostas 
57 Exibições
por isa6649
4 Respostas 
272 Exibições
por Mimi2004
0 Respostas 
106 Exibições
por JoyceAmaral
0 Respostas 
21 Exibições
por Pimba
0 Respostas 
60 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
54 Exibições
por Thiagom445

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM