Em uma primeira análise, cabe ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a dificuldade de garantia de acesso à cidadania no Brasil. Nesse sentido, mais de 2,5 milhões de pessoas não possuem registro de nascimento no país, de acordo com o IBGE, em uma pesquisa realizada em 2015. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos sociais indispensáveis como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, consoante o sociólogo Pierre Bordieu, define-se hábito como a maneira na qual a sociedade influencia o indivíduo em seu modo de agir e pensar. Sob esse prisma, convém ressaltar a pífia formação socioeducacional e sua visão em relação à dificuldade de acesso à garantia no Brasil. Diante de tal exposto, podemos evidenciar o elevado número de pessoas sem registro de nascimento, e que mesmo após a Lei N° 9 534 de 1997 que tornou este registro gratuito, os índices são altos, mostrando que este problema não se deve apenas pela dificuldade financeira. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da população, acolhendo e valorizando todas as pessoas, por intermédio da criação de leis públicas e órgãos responsáveis, visando minimizar e extinguir a dificuldade de acesso à cidadania no Brasil. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado cumpre seu "contato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.