Avatar do usuário
Por Bielzin
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83410
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, direito à igualdade como inerente a toda indivíduo brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando observamos a dificuldade de garantia de acesso à cidadania no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos dados que favorecem este quadro.
Em uma primeira análise, cabe ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a dificuldade de garantia de acesso à cidadania no Brasil. Nesse sentido, mais de 2,5 milhões de pessoas não possuem registro de nascimento no país, de acordo com o IBGE, em uma pesquisa realizada em 2015. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos sociais indispensáveis como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, consoante o sociólogo Pierre Bordieu, define-se hábito como a maneira na qual a sociedade influencia o indivíduo em seu modo de agir e pensar. Sob esse prisma, convém ressaltar a pífia formação socioeducacional e sua visão em relação à dificuldade de acesso à garantia no Brasil. Diante de tal exposto, podemos evidenciar o elevado número de pessoas sem registro de nascimento, e que mesmo após a Lei N° 9 534 de 1997 que tornou este registro gratuito, os índices são altos, mostrando que este problema não se deve apenas pela dificuldade financeira. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da população, acolhendo e valorizando todas as pessoas, por intermédio da criação de leis públicas e órgãos responsáveis, visando minimizar e extinguir a dificuldade de acesso à cidadania no Brasil. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado cumpre seu "contato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83719
Aqui está a minha análise da sua redação:

Creio que sua redação está boa, porém, em alguns pontos, senti falta de uma argumentação completa, pois você apresentou vários repertórios socioculturais e, mesmo assim, não me convenceu, já que esses estavam pouco relacionados com a defesa do ponto de vista.
Penso, também, que você apresentasse mais os termos “invisibilidade” e “registro civil” na sua redação, porque você apenas falou sobre o “acesso à cidadania no Brasil” o que eu achei vago.

Mas esses foram os únicos pontos que você pode melhorar, posto que o seu português, a sua coesão e a sua proposta de intervenção estão bem elaborados. Parabéns e um abraço!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83731
Bielzin escreveu:Muito obrigado!! Vou trabalhar bastante nisso!! @JoaoPedro72
Por nada! Desejo o melhor para você e seus estudos!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#83764
Correção flash • Modelo ENEM

Usuário: @Bielzin

C1 (160) • Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 (160) • Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3 (120) • Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
C4 (200) • Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (200) • Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.


Nota: 840

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
181 Exibições
por Thamires444
0 Respostas 
61 Exibições
por Juliacds13
0 Respostas 
69 Exibições
por Jodira
0 Respostas 
66 Exibições
por Abshcvd
0 Respostas 
64 Exibições
por 497772303
0 Respostas 
77 Exibições
por nicomet4l
ENEM 2021: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL
por LuizGustavo7    - In: Outros temas
5 Respostas 
213 Exibições
por Marlonnluis
1 Respostas 
66 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
38 Exibições
por EllieW
0 Respostas 
344 Exibições
por Higorvaz

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM