A princípio, deve-se destacar a falta de informações entre as causas da problemática, visto que diversas pessoas não tem onde se informar sobre a importância de se ter um registro de nascimento. Nesse sentido, de acordo com o filosofo Martin Luther King, ´´A justiça num lugar qualquer é uma ameaça a injustiça em todo lugar´´. Desse modo, percebe-se que vários cidadãos são injustiçados por não saberem que se deve ter certidão de nascimento para ter seus direitos garantidos pelo Estado.
Além disso, outro fator que se deve destacar é a omissão governamental, uma vez que os órgãos governamentais não vão atrás das pessoas em situação de vulnerabilidade para fazerem seus registros. Com isso, em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) , foi mostrado uma estimativa de 2,99 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento , não podendo trabalhar, estudar e ter seus direitos. Dessa maneira, vê-se que a garantia de cidadania no brasil e dificultada para pessoas com baixa renda.
Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para resolver esse problema. Por isso, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com o Governo, promover melhorias, por meio de ajudar às pessoas a terem seus direitos garantidos, por exemplo as escolas fazerem multirões, visando levar informações há essas pessoas , e o governo disponibilizar meios de transporte para levar as pessoas para fazerem seus registros, a fim de melhorar a invisibilidade e registro civil e garantir a cidadania para muitos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.