Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82758
Durante o período colonial brasileiro, apenas os homens brancos proprietários de terras detinham o direito à cidadania. Nessa perspectiva, no Brasil contemporâneo, embora todos os indivíduos sejam considerados cidadãos perante a lei, na prática é diferente, visto que há uma parcela da população excluída, a qual, por não ter registro civil, passa a ser invisível para o Estado e para a sociedade. Assim, fatores como a falta de debates a respeito da temática e a desigualdade social se configuram como causas desse grave problema.

De início, vale ressaltar a falta de debates como causadora do impasse. Conforme o filósofo Habermas, "a linguagem é uma verdadeira forma de ação". Nesse sentido, nota-se que a questão do registro civil não é amplamente discutida na sociedade, o que acarreta a falta de conhecimento acerca da temática e sua importância na sociedade atual. Logo, a persistência desse silenciamento dificulta a resolução da problemática e contribui com a invisibilidade e exclusão dos envolvidos.

Outrossim, cabe analisar a desigualdade social como outra forte causa da controvérsia. Sobre isso, no livro "Vidas Secas", do escritor brasileiro Graciliano Ramos, é retratada a realidade de uma família de retirantes vítima da pobreza e da exclusão social. Fora da obra, no contexto brasileiro atual, indivíduos em situação similar à das personagens do livro terão em mente, primeiramente, a preocupação com suas condições básicas de sobrevivência, o que acaba por tornar a questão do registro civil um assunto de importância secundária na vida dessas pessoas. Desse modo, a permanência dessa desigualdade acentua ainda mais a exclusão e a invisibilidade presentes no cenário.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe à mídia, por meio de campanhas nos meios de comunicação em massa, promover a questão do registro civil, com enfoque na importância da documentação para a vida no Brasil. Essa medida terá como finalidade tornar o conhecimento acerca dessa temática mais debatidos na sociedade brasileira. Ademais, cabe ao Governo Federal, mediante políticas públicas, amplificar as medidas de combate à pobreza e à exclusão, de modo a reduzir a invisibilidade dos grupos de pessoas sem documentação. Dessa maneira, um passo colossal será dado rumo ao progresso da nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Odailson
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82791
Redação simplesmente impecável, só acho que mídia, por mais que ela seja umas das maiores influenciadores de opiniões, é dever estatal promover soluções para essa problemática juntamente com o Ministério da Cidadania (MC). Parabéns, só ativei meu senso crítico, de verdade, parabéns. 🥳😁
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#82870
Usamos os mesmo argumentos (com outras palavras, mas as mesmas ideias), @Anna1. Hahaha! Fico feliz em saber que mais alguém pensou como eu nessa prova problemática. Parabéns pelo texto e um excelente segundo dia. ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Odailson
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82943
@eurodrigo Queria analisar sua redação também, caso queira, me marca lá. 😁
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82952
Odailson escreveu:Redação simplesmente impecável, só acho que mídia, por mais que ela seja umas das maiores influenciadores de opiniões, é dever estatal promover soluções para essa problemática juntamente com o Ministério da Cidadania (MC). Parabéns, só ativei meu senso crítico, de verdade, parabéns. 🥳😁
Obrigada pelo comentário! Eu tive que escrever a conclusão correndo (porque perdi um tempão só pensando no que escrever na redação) kkkk coloquei o primeiro órgão que veio a minha mente, que seria pertinente ao tema. obrigadaa
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82953
eurodrigo escreveu:Usamos os mesmo argumentos (com outras palavras, mas as mesmas ideias), @Anna1. Hahaha! Fico feliz em saber que mais alguém pensou como eu nessa prova problemática. Parabéns pelo texto e um excelente segundo dia. ;)
Olha só rsrs Também fico feliz em saber disso :D Obrigada, para você também!
0
Avatar do usuário
Por xIsabellasz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83005
Achei a redação excelente, gostei dos reportórios socioculturais que você citou, mas percebi repetições de algumas palavras, como por exemplo "sociedade". Parabéns pela redação! ;)
0
Avatar do usuário
Por xIsabellasz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83007
Se vcs tiverem um tempinho, por favor, corrigem minha redação tbm. Desde já agradeço!☺️
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
43 Exibições
por Matheusbs
0 Respostas 
79 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
70 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
61 Exibições
por hvfhvf
0 Respostas 
57 Exibições
por isa6649
4 Respostas 
272 Exibições
por Mimi2004
0 Respostas 
106 Exibições
por JoyceAmaral
0 Respostas 
21 Exibições
por Pimba
0 Respostas 
60 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
54 Exibições
por Thiagom445

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM