Em uma primeira analise, deve-se ressaltar a ausencia de medidas governamentais para combater o número de pessoas sem registro. Essa conjuntura segundo as ideias do filosofa contratualista John Lock, configura-se como uma violação do "contrato social", a que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos, indispensáveis, como o direito a educação, saúde e bem estar social, o que é evidente no país. Nesse sentido, segundo dados do IBGE cerca de milhoes de brasileiros não tem registro de nascimento.
Ademais é fundamental aportar os milhões de brasileiro que precisam de ajuda financeira no brasil e não consegue pois, nao existem como impulsonador da falta de direilo a cidadania no Brasil. Segundo o artigo 1° da Declaração universal dos Direitos Humanos-todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito. Diante de tal exposto é uma armadilha perversa de exclusão e desigualdade que começa deixar marcas desde cedo. Logo e inadimissivel que esse cenario continue a penduar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater o número de pessoas sem registro. Para isso e impreencidivel que o Governo Federal por intermedio do seu poder, bicameral legislativo, de criar uma lei que obrigue as governos estaduais a apresentar projetos para registrar cidadãos não registrados e demais cidadãos que nascerão, a fim de todos tenham seu direitos iguais. Assim será consolidada uma sociedade mais harmonica, em que o Estado desempenha corretamente seu "contrato social" tal como afirma John Lock.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.