Observa-se, diante dessa conjuntura, que à falta de medidas governamentais agrava o impasse. Desse modo, de acordo com Aristóteles, "A base da sociedade é a justiça". Entretanto, o contexto do Brasil do século xxi contraria-o, uma vez que os caminhos para a proteção dos direitos indígenas demonstra-se como uma questão de injustiça, o que desestrutura a base da sociedade brasileira.
Além disso, a lacuna educacional atua como coadjuvante na questão. Diante disso, segundo o filósofo Kant, "O ser humano é resultado da educação que teve." Nesse sentido, é visível que para uma sociedade respeitosa é necessário uma educação de qualidade. Por conseguinte, é notável que na educação brasileira existem muitos revés que necessitam de uma boa resolução.
Urge, portanto, atenuar os desafios relacionados às dificuldades para a proteção dos direitos indigenas. Por fim, o Governo, deve elaborar palestras voltadas aos índios e seus costumes, através de teatros e peças escolares com verbas governamentais, que possam mostrar os alunos, o quanto os índios são importantes na sociedade brasileira, de modo que ensinem eles a respeitarem os indígenas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada