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Por Nataliahh
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Na Antiguidade, os Portugueses tiveram dificuldade de conviver com as diferenças dos Índios, então criaram formas de tentar muda-los no seu modo de viver. Sob essa perspectiva, na atualidade ainda é notório os desafios de conviver com as diferenças, seja pela ausência da tolerância, seja pela a falta de ética.
Em primeira análise, a falta de aceitação é evidente na contemporaneidade. Segundo o filósofo Platão," para mover o mundo, o primeiro passo é mover a si mesmo". Ou seja, devemos erradicar as diferenças, e a mudança inicialmente deve começar em si mesmo.
Além disso, é notório que ainda existe a falta de ética. De acordo com George Bernard Shaw, "O progresso é impossível sem mudança, e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada." Diante disso, sem o progresso é incapaz para mudar os princípios na sociedade.
Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar os problemas. Cabe a Secretaria de Cultura organizar palestras e projetos, por meio da contribuição da escola, a fim de mudar a mentalidade da população, como também, a mídia poderia repassar vídeos para concientizar a sociedade, por meio das emissoras de televisão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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