Avatar do usuário
Por Juliana9970
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82192
Ao afirmar, em sua célebre canção " O tempo não para", o grande poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois a falta de literatura na formação infantil não é exclusivamente atual, uma vez que acontece desde o Brasil colônia, na qual quanto menos instruído for o povo, mais fácil será de manipulá-lo. Desse modo, na contemporaneidade, essas dificuldades persistem seja pelo silenciamento e pela negligência governamentais.
Dessa forma, em primeira análise, a falta de debates é um desafio presente na problemática. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar um situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da falta de leitura, visto que pouco se fala nas mídias de massa gerando a desinformação à maioria dos brasileiros. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a ausência de medidas governamentais para combater a deficiência literária. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem do direito a educação, o que infelizmente é visto no país.
Fica evidente que o silenciamento e a negligência governamentais são prejudiciais a literatura na formação infantil e que é necessário mudanças. Por isso, o ministério da educação junto com as mídias de grande acesso, deve promover Investimentos financeiros para a criação de projetos educativos e comerciais, por meio das escola e programas de TV, com o intuito de concientizar e incentivar a leitura nas crianças e nos pais e, consequentemente, minimizar a ausência da literatura na vida das crianças. Feito isso, o Brasil terá menos uma situação tirada da invisibilidade, como defende Djamila Ribeiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Guimo3XD
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83557
Atenção: Vermelho
Bom mas precisa melhorar: Azul
Bom/Ótimo: Verde

Ao afirmar, em sua célebre canção " O tempo não para", o grande poeta e compositor Cazuza faz(Ok,Começou bem demonstrando repertório), de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois a falta de literatura na formação infantil não é exclusivamente atual, uma vez que acontece desde o Brasil colônia(De qual momento do Brasil colônia exatamente? sempre tente especificar), na qual quanto menos instruído for o povo, mais fácil será de manipulá-lo. Desse modo, na contemporaneidade, essas dificuldades persistem seja pelo silenciamento(Silenciamento do que exatamente?? das pessoas?? da mídia?? Tente deixar claro os culpados) e pela negligência governamentais(Ok, 2 culpados colocados já na introdução, muito bom).

Dessa forma(O "dessa forma" junto com o "em primeira análise eu não recomendo fazer pois o corretor pode achar que é uma encheção de linguiça, tente começar só com "em primeira análise", em primeira análise, a falta de debates é um desafio presente na problemática. Djamila Ribeiro(Quem é essa pessoa? Uma artista/cantora/escritora?? Se for falar de alguém diga o que essa pessoa é e o que ela faz) explica que é preciso tirar um situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas(Essa frase não condiz muito com o que você está propondo e está bem confusa, tente deixar a fala mais simples possível.). Porém, há um silenciamento instaurado na questão da falta de leitura, visto que pouco se fala nas mídias de massa(Isso é um dado que você precisa provar se não o corretor vai achar que você está inventando isso) gerando a desinformação à maioria dos brasileiros. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela(Essa frase também ficou bem confusa. Retirar a invisibilidade para atuar sobre ela?? Esse atuar sobre ela poderia ser trocado por " Resolver esse problema" isso deixaria a frase mais entendível), como defende a pensadora.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a ausência de medidas governamentais para combater a deficiência literária. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem do direito a educação, o que infelizmente é visto no país(Esse parágrafo você não argumentou, tente colocar a frase de algum filósofo ou alguma noticia depois do primeiro ponto, depois argumente quais os malefícios e consequências do governo não atuar na literatura na formação infantil.).

Fica evidente que o silenciamento e a negligência governamentais são prejudiciais a literatura na formação infantil e que é necessário mudanças. Por isso, o ministério da educação(Quem) junto com as mídias de grande acesso, (Como) está correto mas diga quais são essas mídias, jornais, televisão, internet., deve promover Investimentos financeiros(Oque) para a criação de projetos educativos e comerciais(Detalhamento), por meio das escola e programas de TV(Novamente um (Como) Só é necessario um)., com o intuito de concientizar(Não tem acento) e incentivar a leitura nas crianças e nos pais(Finalidade) e, consequentemente, minimizar a ausência da literatura na vida das crianças(Outro detalhamento). Feito isso, o Brasil terá menos uma situação tirada da invisibilidade, como defende Djamila Ribeiro(trouxe um autor de volta para a conclusão muito bom).

Nota final:600

Parabéns, você consegui os 5 elementos da conclusão e tirou uma nota boa, mas você pegou um pouco na falta de informação de algumas coisas e pessoas citados no texto e na argumentação, lembre-se de argumentar nos dois parágrafos de desenvolvimento eu recomendo falar dos malefícios e consequências de algo não estar sendo feito corretamente. Espero que minha correção te ajude, boa sorte e vai pra cima que o 1000 É NOSSO!!!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
156 Exibições
por ludi2nep09
1 Respostas 
75 Exibições
por KelveSilva
3 Respostas 
207 Exibições
por Bhmzx
Livro, leitura e literatura
por Joycelcost    - In: Outros temas
1 Respostas 
95 Exibições
por Joycelcost
0 Respostas 
255 Exibições
por bomdialorena
1 Respostas 
94 Exibições
por RLCarniel
1 Respostas 
164 Exibições
por Leite
6 Respostas 
355 Exibições
por Theuzim99
4 Respostas 
224 Exibições
por elizasolanum
0 Respostas 
37 Exibições
por Kimmdoo10
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM