Por Breeh
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Ao afirmar, em sua célebre canção "O tempo não para", o poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois as mudanças climáticas não é um problema atual. Desse modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pela emissão de grandes quantidades de gases do efeito estufa na atmosfera, seja pelos efeitos socioeconômico da mudanças climáticas.
De início, é notório destacar emissão de grandes quantidades de gases do efeito estufa na atmosfera. Isso porque algumas atividades humanas, acaba causando mudanças climáticas, como a queima e desmatamento de florestas, poluição dos rios e a emissão de gases poluentes. Prova disso recai as altas temperaturas, ar seco e a falta de chuvas.
Ademais, cabe ressaltar os efeitos socioeconômico da mudanças climáticas. Esse contexto envolve os prejuízos sofridos na agricultura com a seca e as grandes ondas de calor. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou nos últimos anos o aumento do preços de produtos como, o feijão, o café e o arroz.
Afim de solucionar esse impasse, é necessário a mobilização de certos agentes implicados nas mudanças climáticas. Portanto, o Governo deve reduzir ao máximo os gases poluentes, por meio de energias renováveis , com o uso de energia solar tanto em residência e indústrias, tanto em meios de transportes. Como resultado dessa nova perspectiva, tende a reduzir os impactos das mudanças climáticas e os fenômenos naturais provocados por ela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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