Antes de tudo, vale ressaltar que o uso de dispositivos móveis na sala de aula pode ser benéfico. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quando bem utilizados, promovem aos alunos a amplicação considerável das fronteiras de conhecimentos e um intercâmbio cultural de informações. Com resultado, o aprendizado é acelerado e simplificado.
Por outro lado, alguns alunos podem ser perder com tantas atrações tecnológicas no meio dos dispositivos, perdendo o foco total da aula e da aprendizagem. Outrossim, a partir do momento que o indivíduo deixa de praticar a escrita e utiliza somente os meios tecnológicos, ele se acostuma a absorver informações instantâneas, distanciando dele a forma cultural da leitura e da escrital tradicional, lendo e escrevendo somente mensagens de textos, segundo a pesquisa feita pela National Literacy, promovida pela OCDE (organização que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo).
Portanto, mostra-se que o uso de celulares em sala de aula, quando bem utilizado, pode ser uma ferramenta de aprendizagem.
Desse modo, a escola, como instituição formadora de valores, deve criar uma disciplina específica que ensine aos alunos o uso necessário de tecnologias móveis, de maneira que o aprendizado seja potencializado. Ademais, os pais devem dialogar com seus filhos e definir regras, lugares e horários para o uso de celulares. Para que somente assim possamos olhar para a frente da colheita de forma correta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.