Em primeiro plano, é válido ressaltar a falta de conscientização das pessoas, as quais utilizam da água como se ela fosse um recurso infinito. Bem como afirmou Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo", por isso, é preciso oferecer informação à sociedade brasileira, para que a mesma possa reverter essa falha educacional e corrigir seus erros relacionados ao desperdício desse precioso mineral.
Da mesma forma, a irresponsabilidade socioambiental se configura como uma ação negligente que deve ser revista. Segundo Bauman, sociólogo polonês, a contemporaneidade é marcada pelo egoísmo, característica que se reflete no uso desenfreado de bens essenciais à vida, como é o caso da água. Nesse cenário, a insensatez se caracteriza como um fator ameaçador ao meio ambiente, que precisa ser combatido pelo bem do planeta.
Portanto, faz-se urgente que o governo federal - órgão responsável pelo bem-estar do povo - promova campanhas de conscientização em todo o território brasileiro, por meio de palestras públicas feitas por biólogos e outros profissionais da área, a fim de levar discernimento aos cidadãos e acabar com o desperdício d'água. Dessa maneira, evitar-se-á a banalização desse escândalo, como descrito por Beauvoir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.