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Por Stephanyvitt
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#81828
No programa televisivo "Patrulha do Consumidor" é apresentado pelo repórter Celso Russomanno diversos casos de desrespeito por parte de uma variedade de lojas contra os direitos dos cidadãos consumidores. Apesar de ser um programa midiático mais direcionado ao entretenimento, sabe-se que, ao observar a realidade hodierna brasileira, casos de desrespeito aos direitos dos consumidores acontecem de maneira bastante frequente no país. Nesse sentido, dois aspectos ganham relevância na promoção e permanência desse problema no Brasil: A falta de conhecimento por parte dos cidadãos sobre seus direitos relacionados à prática de consumo e a escacez de leis rigidas e de fiscalizações nas lojas.

A priori, ressalta-se que a falta de conhecimento é um dos elementos que auxiliam na permanência desse problema na sociedade brasileira. Sendo assim, segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, percebe-se a influência da educação no desenvolvimento de cidadãos mais informados e conscientes de seus direitos. No entando, o que se observa no Brasil é a falta de invetimentos em programas que incentivem a apropriação desses conhecimentos em torno dos direitos relacionados ao consumo por parte dos cidadãos, de maneira a manter a frequência dos acontecimentos de desrespeitos aos consumidores.

Ademais, ressalta-se que o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar do corpo social, e, quando esse trabalho não é feito de maneira correta, há o desenvolvimento de diversos problemas entre os cidadão daquela determinada sociedade, tal como afirma o pensador Thomas Hobbies. Nesse viés, nota-se que é de suma importância a tomada de esforços por parte do Governo na proteção de seus cidadãos consumidores. No entanto, ao verificar o que acontece na prática atual do Governo Brasileiro, percebe-se que o que está sendo praticado é justamente o contrário, de maneira a trazer diversos prejuízos aos consumidores brasileiros. Desse modo, faz-se de extrema urgência a tomada de intervenções para a rescisão dessa adversidade.


Depreende-se, portanto, que o Ministério da Educação, em conjunto com a mídia, invista da criação de programas educacionais direcionados à população, por meio da utilização de plataformas midiáticas, a exemplo das redes sociais e dos programas televisivos, a fim de diminuir a incidência dos casos de abusos contra os direitos dos consumidores. Outrossim, o Estado deve se empenhar na criação de leis mais rigidas direcionadas à promoção da garantia dos direitos dos consumidores, de maneira a utilizar, inclusive, da correta fiscalização nas lojas, com o fito de evitar que desrespeitos contra os direitos dos consumidores sejam praticados. Assim, será possível garantir que casos contra o direito dos consumidores, a exemplo dos apresentados pelo programa "Patrulha do Consumidor", sejam considerados raros dentro da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Lancaster99
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#83553
Boa tarde, tudo bem?

O seu texto ficou bom, mas bem robusto, você está planejando mal o seu texto; só há conectivos no início dos parágrafos e seus períodos são grandes demais, seria interessante quebrar em umas 3 frases de desenvolvimento e articular cada tópico. Não usar vírgulas o texto deixa de ser coeso e se torna confuso.

Mas de resto está bom, houve só alguns erros de coesão, mas em geral tá legal.
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