A priori, ressalta-se que a falta de conhecimento é um dos elementos que auxiliam na permanência desse problema na sociedade brasileira. Sendo assim, segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, percebe-se a influência da educação no desenvolvimento de cidadãos mais informados e conscientes de seus direitos. No entando, o que se observa no Brasil é a falta de invetimentos em programas que incentivem a apropriação desses conhecimentos em torno dos direitos relacionados ao consumo por parte dos cidadãos, de maneira a manter a frequência dos acontecimentos de desrespeitos aos consumidores.
Ademais, ressalta-se que o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar do corpo social, e, quando esse trabalho não é feito de maneira correta, há o desenvolvimento de diversos problemas entre os cidadão daquela determinada sociedade, tal como afirma o pensador Thomas Hobbies. Nesse viés, nota-se que é de suma importância a tomada de esforços por parte do Governo na proteção de seus cidadãos consumidores. No entanto, ao verificar o que acontece na prática atual do Governo Brasileiro, percebe-se que o que está sendo praticado é justamente o contrário, de maneira a trazer diversos prejuízos aos consumidores brasileiros. Desse modo, faz-se de extrema urgência a tomada de intervenções para a rescisão dessa adversidade.
Depreende-se, portanto, que o Ministério da Educação, em conjunto com a mídia, invista da criação de programas educacionais direcionados à população, por meio da utilização de plataformas midiáticas, a exemplo das redes sociais e dos programas televisivos, a fim de diminuir a incidência dos casos de abusos contra os direitos dos consumidores. Outrossim, o Estado deve se empenhar na criação de leis mais rigidas direcionadas à promoção da garantia dos direitos dos consumidores, de maneira a utilizar, inclusive, da correta fiscalização nas lojas, com o fito de evitar que desrespeitos contra os direitos dos consumidores sejam praticados. Assim, será possível garantir que casos contra o direito dos consumidores, a exemplo dos apresentados pelo programa "Patrulha do Consumidor", sejam considerados raros dentro da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.