Dessa forma, as ausências de relatos dessas práticas são desafios presentes no assunto. Sob essa lógica, o sociólogo Habermas, defende que a linguagem é uma verdadeira forma de agir. Entretanto, há um comportamento silenciador sobre o preconceito nos colégios, uma vez que os alunos que são alvos dessas práticas não denunciam tais atos, o que gera um sentimento de impunidade nos agressores e promove a segregação social. Logo, urge reverter esse empecilho.
Em paralelo, a lacuna de responsabilidade da população é um entrave na problemática.Nesse contexto, a escritora Simone de Beauvoir, acredita que cada um de nós é responsável por tudo e por todos. Porém, é visível que tal princípio não se aplica no tema do bullying nas áreas escolares, visto que os praticantes tratam essa atitude como algo banal, o que reverbera na persistência dessas ações em nosso país, e, assim,promovendo a insegurança de muitos estudantes. Desse modo, se responsabilizar por esse imbróglio é urgente. Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o MEC -como principal instituto de educação brasileiro-, deve promover palestras, por meio das mídias de massa, a fim de incentivar os adolescentes a denunciarem essas ocorrências estigmatizadoras. Tais palestras podem, ainda, contar com a presença de policiais para debaterem a situação. Paralelamente, é necessário intervir sobre os ideais irresponsáveis das pessoas. Dessa maneira, o Brasil poderá representar todos os cidadãos da nação verde-amarela, como defende Rupi Kaur.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.