Dessa forma, o modo errôneo de pensar é um desafio presente na temática. Sob esse viés, o sociólogo Habermas defende que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da família dos dias atuais, uma vez que a mídia não veicula informações sobre esse empecilho, o que gera indivíduos dotados de ignorância e reverbera em uma sociedade desigual. Logo, urge mudar a mentalidade dos brasileiros para agir sobre o imbróglio.
Em paralelo, a insuficiência escolar é um entrave na problemática. Nesse contexto, o filósofo Immanuel Kant acredita que o homem é aquilo que a educação fez dele. Entretanto, é visível que o sistema educacional é falho, visto que os colégios não abordam o assunto da diversidade familiar nas salas de aula, o que acarreta na formação de pessoas intolerantes e corrobora para a manutenção desse preconceito. Assim, reverter a educação lacunar brasileira é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Governo Federal deve investir em palestras, por meio da mídia, a fim de mudar os ideiais societários. Tais palestras podem, ainda, contar com a presença de profissionais no assunto. Paralelamente, é necessário intervir sobre o ensino ineficaz presente no tema. Dessa maneira, o Brasil poderá ter menos "cidadãos de papel", como defendeu Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.