Dessa forma, em primeira análise, o intelecto populacional é um desafio presente nesse imbróglio. Nessa perspectiva, segundo o sociólogo Durkheim o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, sucede um impasse na luta contra a gordofobia, uma vez que as pessoas têm uma visão estereotipadas dessa população como, por exemplo: nas escolas, pelas quais principalmente crianças e adolescentes são vítimas de prejulgamentos por serem acima do peso. Além disso, isso suscita em transtornos mentais tais como depressão e fobia social. Logo, é urgente que o fato social seja repensado.
Em paralelo, a carência de discussões é um entrave no que tange esse dilema. Consoante a escritora Chimamanda Adichie, é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado nessa conjuntura em combater a gordofobia, já que as mídias pouco se discutem sobre isso, motivando a desinformação da maioria das pessoas. Tal circunstância, é evidenciado ao associar o excesso de comida como fator primordial a desenvolver distúrbios como, a obesidade, sendo que pode ser influenciado também por aspectos socioeconômicos. Assim, urge tirar essa situação de invisibilidade para atuar sobre ela.
Portanto, é indispensável intervir sobre essa situação. Para isso, o MEC deve promover espaços de conversas sobre os caminhos para se combater a gordofobia no Brasil, por meio de oficinas nas escolas no período extraclasse com professores e especialistas, a fim de retroceder a deficiência nas discussões. Tal ação pode, ainda, contar com a participação de influenciadores digitais desse tecido social a criarem conteúdos de vídeos que estimulem mais conversações sobre o tema. Paralelamente é preciso interferir sobre o pensamento coletivo. Dessa forma, será possível ter menos “cidadãos invisíveis” como defendeu Dimenstein.
Na folha ficou 6x8x8x8
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.