Nesse viés, cabe pontuar que as divergentes de condições que cercam a coletividade brasileira viabilizam a perpetuação dessa prática adulterante. Desse modo, conforme o sociólogo Florestan Fernandes, a resolução desses desequilíbrios só é possível a partir da incorporação da equitatividade às políticas sociais, para, assim, oferecer posições justas no cenário civil. Sob essa ótica, denota-se que o emprego de tal medida garantiria uma realidade favorável aos cidadãos, contudo, sem a possibilidade de usufruir de um estado de vivência íntegro, abre-se espaço para diversos impasses, entre eles o mercado de pirata. Com efeito, essa ilicitude surge como alternativa à limitação sobre os meios de cultura – cinema, música e jogos – e uso de marcas à posse de capital, corrompendo essa elitização através de custos baixos, amparados em tráfegos e crimes, que atraem o público.
Ademais, vale ressaltar que a inspeção e controle dessa ilegalidade é realizada ineficientemente pelo Poder Público. Dessa forma, de acordo com o artigo 5 da Constituição Federal de 1988, a proteção aos direitos intelectuais e sua utilização e reprodução é dever do Estado. À vista disso, é perceptível que o elencado na Magna Carta é fundamental para preservar a propriedades sobre as obras, no entanto, o esforço aplicado ao seu cumprimento é ínfimo, dado que os mecanismos de fiscalização não são instituídos efetivamente. Por conseguinte, ainda que ocorra a apreensão de mercadorias deturpadas, não há ações para desestruturar o cerne da sua distribuição, que é feita principalmente no meio digital e pela importação de réplicas, atuando sem pagamento de impostos e respeito à autoria produtora.
Portanto, urge que providências sejam tomadas para reverter o quadro atual. Nessa perspectiva, urge que o Ministério da Economia elabore um plano de contenção ao consumo da pirataria no Brasil, por meio da oferta de auxílios financeiros direcionados aos gastos culturais, os quais devem ser, especificamente, disponibilizados aos grupos com renda de até 1,5 per-capita, a fim de que a influência das dicotomias socioeconômicas nessa prática seja minimizada. Além disso, o Governo deve investir na inspeção no âmbito cibernético e nas fronteiras e, com isso, o mostrado na série será liquidado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.