Avatar do usuário
Por Pedrinhocar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81462
Na obra “O Príncipe” do filósofo Nicolau Maquiavél, é postulada a ideia de que os governantes devem agir de acordo a garantir o bem universal. Porém, ao se analisar a conjuntura brasileira, constata-se uma realidade distinta da premissa supracitada, pois o governo é negligente quanto ao direito do consumidor. Dessa forma, é necessário intervir nessa questão que é motivada não só pela falta de divulgação de tais direitos, mas também pelo descumprimento deles.

Em primeira análise, é necessário afirmar que a falta de divulgação é aliada a falta de conhecimento dos direitos do consumidor. De acordo com o filósofo inglês John Locke, o estado, enquanto garantidor dos direitos fundamentais, deve assegurar uma vida confortável a sociedade. Contudo, o estado não promove um compartilhamento dos direitos do consumidor para que sejam de conhecimento geral, criando assim, uma sociedade alienada, que não tem o direito de se defender de possíveis fraudes causadas por comerciantes.

Ademais, o não cumprimento dos direitos por parte dos comerciantes também dificulta a sanação do problema. Segundo pesquisa do IBGE, 67% dos entrevistados já sentiram seus direitos de consumidor desrespeitados. Portanto, nota-se que o não cumprimento dos direitos por parte dos comerciantes junto a não divulgação desses direitos por parte do governo prejudica apenas o consumidor, que, se sente inseguro, pois tem medo de fraudes, e fica dependente de um sistema que não deveria existir.

Destarte, é imprescindível que haja intervenção visando auxiliar o consumidor. Nesse âmbito, cabe ao Governo Federal junto ao Ministério da Fazenda, promover uma maior divulgação e fiscalização dos direitos dos consumidores por meio da criação de propagandas que deverão ser exibidas em mídias televisivas, e fiscalizadores que deverão exercer sua função em todas as lojas do país, a fim do brasileiro comum, saber todos os seus direitos. Desse modo, a sociedade brasileira alcançará a situação de plenitude, e o governo assegurará o bem universal, como previsto por Maquiavél.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83588
Parabéns, sua redação está muito boa! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
123 Exibições
por JOAO155
0 Respostas 
86 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
145 Exibições
por Sthefanysbm
1 Respostas 
57 Exibições
por Nayanne
0 Respostas 
212 Exibições
por jamilx
1 Respostas 
290 Exibições
por Mariajsjjska
4 Respostas 
217 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
89 Exibições
por Gus7
0 Respostas 
181 Exibições
por Thamires444
1 Respostas 
124 Exibições
por Leoo6144

Segundo o insigne escritor brasileiro Gilberto Dim[…]

Minha redação:)

Segundo o insigne escritor brasileiro Gilberto Dim[…]

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM