Em primeira análise, é necessário afirmar que a falta de divulgação é aliada a falta de conhecimento dos direitos do consumidor. De acordo com o filósofo inglês John Locke, o estado, enquanto garantidor dos direitos fundamentais, deve assegurar uma vida confortável a sociedade. Contudo, o estado não promove um compartilhamento dos direitos do consumidor para que sejam de conhecimento geral, criando assim, uma sociedade alienada, que não tem o direito de se defender de possíveis fraudes causadas por comerciantes.
Ademais, o não cumprimento dos direitos por parte dos comerciantes também dificulta a sanação do problema. Segundo pesquisa do IBGE, 67% dos entrevistados já sentiram seus direitos de consumidor desrespeitados. Portanto, nota-se que o não cumprimento dos direitos por parte dos comerciantes junto a não divulgação desses direitos por parte do governo prejudica apenas o consumidor, que, se sente inseguro, pois tem medo de fraudes, e fica dependente de um sistema que não deveria existir.
Destarte, é imprescindível que haja intervenção visando auxiliar o consumidor. Nesse âmbito, cabe ao Governo Federal junto ao Ministério da Fazenda, promover uma maior divulgação e fiscalização dos direitos dos consumidores por meio da criação de propagandas que deverão ser exibidas em mídias televisivas, e fiscalizadores que deverão exercer sua função em todas as lojas do país, a fim do brasileiro comum, saber todos os seus direitos. Desse modo, a sociedade brasileira alcançará a situação de plenitude, e o governo assegurará o bem universal, como previsto por Maquiavél.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.