Por Kawan
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#81326
O aumento no número de casos de pobreza menstrual no Brasil vem crescendo, diante desse cenário é possível notar que diversas mulheres, principalmente adolescentes, têm sido prejudicadas por isso, percebe-se então uma falha, que de acordo com a Constituição Federal, em seu 6.º artigo, diz que a saúde é um direito do cidadão, porém, na prática, isso não tem acontecido, quando notamos a falta de acesso à higiene básica a algumas cidadãs brasileiras.
Devido à precariedade ao acesso de alguns itens básicos necessários para higiene, muitas mulheres enfrentam dificuldade ao ter que passar por esses desafios todos os meses, de acordo com uma pesquisa nacional de saúde, realizada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, das mulheres com a idade entre 10 a 19 anos, cerca de 2,88% delas deixaram de realizar algum tipo de atividade por problemas menstruais, um dos grandes fatores extremamente ruim que acontece em consequência da pobreza menstrual é a evasão escolar, durante o período menstrual várias meninas deixam de ir à escola para evitar que aconteça algo com ela durante as aulas e elas não estejam preparadas, isso é muito devastador para a sociedade, pois a cada garota que deixa de frequentar a escola é uma cidadã que está regredindo com seu futuro, e no futuro os danos a essa pessoa podem ser ainda maiores.
Além disso, é perceptível também que outro grande fator da pobreza menstrual é a desigualdade de gênero, a música “Mulher” do cantor Projota, em seu trecho “mas deixa pra amanhã, deixa pra amanhã” faz uma alusão de algumas situações vivenciadas pelas mulheres, que sempre são deixadas para amanhã, a menstruação quase sempre é um tabu, grande parte das mulheres quando menstruam pela primeira vez não tem noção do que está acontecendo em circunstância do tabu da sociedade brasileira, a pobreza menstrual piorou durante a pandemia por causa do número de desempregos, com a pandemia veio um altíssimo número de desemprego, fazendo com que muitas pessoas fossem desempregadas, e com isso veio também a falta de dinheiro, muitas famílias não têm condições de comprar alguns itens, pois a renda está muito baixa ou até mesmo sem renda alguma, ficando sem escolha alguma em poder comprar esses itens.
Em virtude dos fatos mencionados, é necessário que o Ministério da Saúde, juntamente com o Governo Federal, através de verbas do Estado, crie um projeto em Unidades Básicas de Saúde de distribuição de absorventes e demais itens necessários para higiene e saúde da mulher, e faça também palestras para ensinar como que é feito o uso dos materiais para pessoas que nunca tiveram acesso, a fim de beneficiar e preservar a saúde das mulheres. Outra ação que também poderia ser feita pelo Ministério da Saúde com o Governo Federal é a criação de um auxílio para o público feminino de baixa renda, com verbas do Estado, para que mulheres possam ter acesso à algumas coisas que vão ajudá-las, como absorventes, lenço umedecido e até mesmo remédios para ajudar nas cólicas, entre outros, com a intenção de uma melhoria na vida delas, isso ajudaria muito para que as garotas jovens possam voltar para a escola com segurança, saúde e conforto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por LetSoares
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#81336
Olá Kawan,
Primeiras observações, seu texto tem argumentos muito bons, porém não estão devidamente organizados, o que faz com que o leitor se perca na leitura do texto. Outro ponto a se observar são as sentenças muito longas, muitas de suas vírgulas podem ser trocadas por pontos e isso facilitará a compreensão do texto.
• Repense a frase: " O AUMENTO no número de casos de pobreza menstrual no Brasil VEM CRESCENDO". Está em redundância;
• Não há necessidade da extensão do texto se não for falar algo relevante, essa extensão desvaloriza o texto;
•Muitas palavras repetidas várias vezes.

Espero ter ajudado!!😁
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