Primeiramente, é necessário lembrar que com a evolução da tecnologia, surgiu diversos aplicativos do qual os indivíduos compartilham um pouco de sua vida sem ligar para o perigo que tal ação pode acarreta. Indubitavelmente, essa situação surge por conta da exposição que usuários de redes sociais tendem a fazer de seu dia a dia, tendo em mente engajar seus perfis, atraindo assim fãs, patrocinadores e dentre eles perseguidores. Essa ação, pode ser confirmada pela modelo e apresentadora brasileira Ana Hickmann, que sofreu uma tentativa de homicídio ocasionada por um stalker que acompanhava suas postagens pelo aplicativo Snapchat, uma vez que o criminoso já conhece sua vítima ele tende a desenvolver sentimentos pela mesma.
Em segundo lugar, é factual pontuar que durante o período de isolamento social, o número de amizades virtuais teve um aumento gradativo, juntamente com o número de perseguições digitais. Por consequência, isso ocorre por conta de o autor do crime não aceitar ser rejeitado pela sua vítima, dando assim, início a uma série de ameaças e perseguições, podendo elas terem como consequência a morte de algum dos envolvidos. Analogamente, de acordo com o filósofo inglês, Francis Bacon “O conhecimento é, em si mesmo, um poder”, tendo em vista que, para perseguir algo ou alguém, é necessário ter um conhecimento prévio sobre sua vítima. Nesse sentido, vale ressaltar que em casos de denúncias envolvendo perseguição a maior parte dos perseguidores são conhecidos de suas vítimas.
Portanto, é visível que medidas sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Assim para que haja uma diminuição nos casos de perseguição digital na sociedade brasileira, urge que o Ministério Público atue por meio de verbas governamentais, direcionadas à Polícia Civil Cibernética, com a finalidade de abrir novas investigações contra crimes de perseguição. Ademais, ainda dentro do mesmo panorama, o governo federal deve propor parceria com canais de televisão, a fim de produzir campanhas que visem informar a população sobre a problemática acerca do crime de perseguição. Dessarte, fica visível o quão imprescindível é os usuários de redes sociais tomarem cuidado com os seus compartilhamentos, tendo em mente, protegerem-se e evitando assim ter o mesmo fim trágico sofrido por Beck.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.