De acordo com Émile Durkheim, sociólogo francês, uma sociedade pode ser patológica ou normal, sendo que a patológica extrapola os limites do normal. Isso fica visível quando a mão de obra humana fica tão desvalorizada que extrapola tais limites, criando uma sociedade enferme. Analogamente, isso se confirma conforme a primeira revolução industrial, onde os operários também foram substituídos por máquinas. Portanto, é imprescindível que isso continue a ocorrer.
Ademais, é valido ressaltar que, segundo Simone de Beauvoir, o mais escandaloso dos escândalos é o fato deles se tornarem hábitos. Isso se torna real quando é visto que o capitalismo excessivo se transformou num hábito, pois visando o lucro, humanos são comutados por máquinas. Com base nisso, esse capitalismo se torna prejudicial ao convívio humano, virando algo contestável quando executado sem consentimento.
Em suma, são necessárias medidas que atenuem esse problema. Logo, a fim de instalar uma sociedade que convive em harmonia com a tecnologia, cabe às grandes empresas, principalmente as mais tecnológicas, por meio da criação de uma sinergia entre máquinas e homens, gerar uma relação simbiótica entre esses dois. Enfim, a partir dessas ações, as tecnologias, como Steve Jobs mencionou, moverão o mundo para frente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.