Em primeira análise, é relevante destacar que a negligência estatal é uma causa latente das disparidades no país. Desse modo, a conduta do Estado contrapõe o pensamento do Filósofo John Locke, que configura como violação do Contrato Social a falta de ações para promover o bem-estar de sua nação. Dessa forma, tal violação se dá pela carência de medidas que visam atenuar o contraste de classes, contribuindo para a persistência e agravamento das desigualdades , gerando a estagnação no desenvolvimento social do País. Sendo assim, é vital que o Estado tome ciência de tal cenário, para que providências sejam tomadas.
Ademais , o preconceito por parte da sociedade para com a parcela mais pobre, é outro fator alarmante na problemática. Nesse viés, a escritora inglesa Jane Austen pontua que o ser humano possui momentos de egoísmo quando não compreende o outro. Nesse ínterim, a população do topo da pirâmide social acaba marginalizando a parcela da base dessa pirâmide, que sofre com a discrepância observada em lugares onde favelas e condomínios de luxo se encontram lado a lado, fenômeno conhecido como segregação espacial. Muitas vezes, a falta de conhecimento de tal situação no País, abre margem para a marginalização das pessoas de baixo poder aquisitivo.
Portanto, para mitigar o problema, o Estado deve criar um programa de assistência por meio de projetos sociais que tem por finalidade disponibilizar ajuda e suporte à grupos carentes. Tal programa deve oferecer vagas de emprego acessíveis, formando assim, um País menos desigual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.