É crucial, a princípio, entender a negligência estatal como um fator de atraso à integração de pessoas autistas no Brasil, uma vez que faltam políticas públicas que contemplem tratamento e diagnóstico de casos de autismo, assim, resultando em uma qualidade de vida prejudicada. Quem porta o transtorno não consegue alcançar autonomia e desenvolvimento pleno por conta da falta de apoio na saúde pública. Esse desamparo governamental, portanto, fere o princípio constitucional do Art. 196°, de uma saúde igualitária por parte do Estado.
Por outro lado, fica claro em plano escolar, a falta de preparo do corpo estudantil e docente para incluir socialmente pessoas com essa deficiência em espaços de educação base, em virtude do tabu em discutir a questão do autismo, que trata apenas de perpetuar um preconceito capacitista que dificulta a sociabilidade e a diversidade, e ainda, transgredi o Art 205° da Lei Suprema, princípio que resguarda a educação pública como um direito inviolável para o desenvolvimento do indivíduo e seu exercício de cidadania.
Em conclusão, precisando superar a exclusão de pessoas autistas no tecido nacional, cabe ao Ministério da saúde, como o responsável segundo a Constituição, investir em saúde diagnóstica acessível e honrosa para um tratamento que traga qualidade de vida a quem convive com o transtorno de autismo, além de conscientizar, em espaços de educação fundamental, quem desconhece da pauta, para alcançarmos respeito à diversidade e a preservação dos direitos constitucionais de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada