Primordialmente, é relevante destacar que desde a declaração da Lei Áurea de 1888 no Brasil - que visa extinguir escravidão - até atualmente, acontecem inúmeros casos envolvendo, não mais de escravidão, mas sim a discriminação contra negros e isso é um problema que perpetua-se na história do país. Logo após a abolição, o negro foi para as periferias das cidades, fato que mostra que ele sempre foi visto como inferior. Assim, tendo condições precárias de vida, mal conseguia um emprego, pois os contratadores os deixavam por último, e se conseguia, pouco se mudava as regras comparado à antes da Lei Áurea, pois havia racismo contra essas pessoas que tentavam refazer a vida depois da escravidão. É visto, então, que é um problema sério que ainda acomete a população negra de conseguirem poucas oportunidades de trabalho, ainda mais de qualidade, fruto do racismo embutido no Brasil.
Ademais, é importante salientar sobre como e o modo como são punidas as pessoas racistas. Reflete-se acerca disso porque, mesmo se tendo o artigo 1° da lei 7716 - que diz que serão punidos quem cometer racismo - , a punição não entra de acordo com a prática discriminatória. Exemplos disso se vê na TV, em notícias que os casos que envolvem pessoas negras não são tão importantes para as autoridades, e a maioria das pessoas racistas que cometem abuso psicológico e verbal pouco são conduzidas à prisão, e às vezes paga-se um valor para ser liberado. É visível, descabidamente, que o problema continua, pois a pessoa continua sendo racista e não mudará fácil suas práticas, mas ficará atenta se algum agente lhe ver cometendo racismo novamente. Em suma, é factível que ações devem ser feitas para que o problema não exista mais na sociedade brasileira.
Portanto, medidas são necessárias no intuito de combater os problemas postos. Para que o racismo no Brasil seja solucionado, cabe, primeiramente, ao Ministério do Trabalho projetar cotas raciais nos lugares empregatícios, colocando em prática que dos 100% de funcionários, 25% serão negros, e os outros 75% incluirão pardos, deficientes, brancos, indigenas e demais etnias. Desse modo, a pessoa negra conseguirá obter emprego e melhores condições de vida, e também sendo vista como pessoa da sociedade, ser humano comum, e não inferior a ninguém. Em conjuntura, os juízes que trabalham com escolhas de medidas punitivas, devem aumentar a punição de racistas de forma justa e agilizar esses processos, para que a pessoa negra tenha mais um pouco de segurança e que o indivíduo discriminador aprenda de uma vez por todas que o racismo lhe faz tolo e imoral, contra os princípios de Confúcio. Dessa maneira, os impasses perante o problema do racismo serão solucionados, e então seremos todos seres mais sábios por corrigir esses defeitos que ainda persistem no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.