É preciso pontuar que, segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, o coletivo é capaz de influenciar as ações individuais. Nesse sentido, a representatividade na publicidade é muito importante, visto que influencia direta ou indiretamente os cidadãos. Ademais, o Brasil é um país que têm pessoas de diversas raças, culturas, mas que precisa evoluir demasiadamente ainda, quanto a prática do respeito. Outrossim, diariamente é visto em comerciais de televisão e propagandas de redes sociais a padronização das modelos e garotas propagandas, como mulheres altas, magras, brancas, com olhos e cabelos claros, um padrão que não condiz com grande parte da população, e que precisa abrir espaço para que outros estereótipos também sejam expressos, incluindo a grande diversidade racial e étnica do país, favorecendo para que ocorram ações individuais respeitosas, assim como defende Durkheim.
Outro fator problemático é o preconceito contra a orientação sexual dos indivíduos, esses são vistos nas propagandas de publicidades por uma parte da população como “má influência” para jovens e crianças, algo discriminatório. A esse respeito, pode-se citar a campanha de dia dos namorados da empresa O Boticário, que ao longo dos anos, apresenta uma publicidade com grande representatividade da comunidade LGBTQIA+, tornando-se muitas vezes alvo de críticas e repercussões negativas. Ademais, a liberdade de orientação sexual é um direito fundamental da pessoa humana e deve ser respeitado, além de ter uma inclusão no meio publicitário. Além do mais, na maioria das campanhas de grandes marcas é visto com pouca frequência a representatividade da comunidade LGBTQIA+, cenário que necessita ser mudado para atingir e representar mais pessoas, mostrando a importância do respeito e da inclusão.
Diante do exposto, conclui-se que a representatividade na publicidade é de suma importância para toda a sociedade. Dessa forma, é necessário que os profissionais da área de publicidade atuantes em grandes ou pequenas empresas e veículos de comunicação de marketing, atuem como agentes transformadores da sociedade, através de campanhas que inspirem a valorização da diversidade existente na sociedade. Além do mais, a população como um todo deve se conscientizar da importância das representações, para se ter país com mais respeito, igualdade, expressividade e inclusão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada