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Por moab
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Na série “sob pressão”, há a representação do médico Evandro, que por culpa de problemas pessoais e do desgaste provocado pela rotina turbulenta de um hospital público do Rio, recorre à automedicação com calmantes, o que no decorrer da história traz danos quase irreparáveis para a carreira e vida do cirurgião. Longe das telas coloridas da emissora "globo", a máxima “a arte imita a vida” se mostra verdadeira, visto que essa realidade é exemplificada cada dia mais no cotidiano de uma grande parcela da população global, que graças a correria do século XXI, vê a automedicação como um meio fácil, rápido e agradável de fugir da burocracia exigida em postos de saúde.


A princípio, algo que se deve analisar é o frequente crescimento das taxas de vício sobre fármacos. O que é exemplificado na série norte-americana Chicago Med., que de maneira lúdica, demonstra o recorrente caso de pessoas que recorrem ao uso de medicações por conta própria e por não terem o apoio profissional adequado acabam usando essas substâncias de forma inadequada, causando sérios casos de dependência química na fórmula. O que no solo brasileiro, faz parte da vida de uma extensa parcela do corpo social pátrio.

Outro ponto de importante análise, é o uso inconsciente de medicações que não são adequadas a patologia em questão, o que pode provocar inúmeras reações adversas, a medicação utilizada, podendo levar a danos irreparáveis na vida e bem-estar do enfermo, como demonstrado em um dos episódios da série the good doctor, onde um paciente utiliza diversos antibióticos, o que leva o seu corpo a desenvolver uma bactéria imune a tratamentos desenvolvidos a partir do apoio de qualquer droga hospitalar.

Em vista dos acontecimentos ilustrados e do teor catastrófico que a busca de tratamento sem ajuda médica pode trazer, fica evidente que uma ação é necessária. Ação essa que pode acontecer por meio da implantação de palestras sobre o tema e seus riscos, em escolas e instituições públicas, que com o apoio de desenvolvimento do ministério da saúde em parceria com o MEC se faz possível e acessível. Outro meio muito importante e eficaz será a participação da mídia na disseminação dos perigos que essa prática pode levar através de campanhas publicitarias e demonstrações de relatos reais que abordem o problema, para que esse tema deixe de ser apenas usado para divertimento em histórias fictícias e se torne um assunto demonstrado sobre sua real pressão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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