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Por Anabia15
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A população brasileira está cada vez menos interessada na leitura. Dessa forma, no Brasil se lê em média cerca de um a dois livros em um ano, enquanto nos Estados Unidos se lê de seis a doze livros por ano. Logo, essa situação se torna preocupante, pois a leitura ajuda no desenvolvimento da comunicação, facilita a escrita e contribui para criatividade das crianças. Diante desse cenário, a falta estímulo e o uso em excesso de aparelhos eletrônicos corroboram para a diminuição da leitura no âmbito infantil.
No programa infanto-juvenil Mundo da Leitura, transmitido pela emissora brasileira Futura, tem como conteúdo principal mostrar a importância da leitura nas primeiras fases da vida. Grande parte da população não se interessa pela leitura, e isso ocorre porque o próprio de ensino não proporciona o hábito de leitura. O livro na escola é sempre encarado como objeto apenas para realizar uma prova e tirar nota, e não para ser lido por vontade própria.
Com a chegada da 4° Revolução Industrial, e notório observar que o uso constante de aparelhos eletrônicos por adultos e jovens, principalmente crianças. Por causa, desse uso em excesso elas vêm se distanciando do mundo literário, porque passam muito tempo em seus aparelhos, fazendo com que não consigo se concentrar nas aulas e não consigam ler um livro completo. Entretanto, crianças que possuem o hábito de ler, gostam de contar histórias e possuem conhecimentos diversificados e enriquecedores para a vida adulta.
Infere-se, dessarte que o Ministério da Educação deve promover palestras, por meio de contratação de especialistas, para informar da importância do estímulo a leitura na infância. Ademais, devem acrescentar na grade curricular matérias que incentivem o hábito de ler nas crianças e jovens, por meio da disponibilização de livros da literatura brasileira gratuitamente aos alunos. A fim de propagar a importância dessa prática na vida social e intelectual do cidadão, visto que, no Brasil não há o reconhecimento devido aos expoentes de sua formação cultural.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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