Diante desse cenário, cabe destacar a falta de consciência alimentar no país como fator do problema. Nesse sentido, Arthur Schopenhauer afirma que os limites do conhecimento de um homem determinam sua visão de mundo. Seguindo a lógica do filósofo, ao não fornecer educação alimentar nas escolas brasileiras, o Brasil contribui para uma visão nutricional limitada dessa. Consequentemente, essa visão pode fortalecer hábitos alimentares prejudiciais à saúde de um público que, desinformado, não saiba dos riscos que corre ao consumir determinado produto. Assim, é necessário conscientizar a sociedade sobre tal questão.
Ademais, a permissividade publicitária do ramo alimentício é outro agravante. Sob essa ótica, Durkheim argumenta ser dever do Estado garantir o funcionamento correto da sociedade. Contudo, o Estado brasileiro vai contra o pensamento do sociólogo ao não proibir, assim como proibira vinhetas de cigarro, o marketing de alimentos prejudiciais à saúde. Em decorrência disso, a população, desde crianças até adultos, é incentivada a consumir produtos hipercalóricos ricos em sais e açúcares. Em decorrência disso, há uma forte tendência de aumento das doenças cardiovasculares no país, as quais podem gerar prejuízos aos cofres públicos, devido a potenciais gastos hospitalares. Desse modo, é evidente a necessidade de proibir esse tipo de propaganda.
Portanto, é imprescindível superar as causas da obesidade no Brasil. Nesse viés, cabe ao Ministério da Saúde promover a educação alimentícia no país, por meio da inserção de nutricionistas nas escolas de nível fundamental e médio, os quais devem propôr, de maneira personalizada e semanal, uma dieta para cada aluno, com o fito de conscientizar os discentes e suas famílias sobre a alimentação correta. Paralelamente, o Poder Legislativo deve proibir a publicidade de alimentos que prejudicam a saúde da população, a fim de reforçar a educação nutricional recebida nas escolas. Assim, o país facilitará o direito à saúde previsto em sua Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.