Em primeira análise, é evidente que a desigualdade social é um dos maiores fatores para a formação de assaltantes no Brasil, isso porquê o cidadão que cresce nas classes mais baixas não tem as mesmas oportunidades do resto da população, e tende a ir em busca de outros meios para conseguir bens materiais. De acordo com Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo da modernidade, o ser humano nasce bom, a sociedade que o corrompe. Sob essa ótica, constata-se que a própria sociedade favorece a formação de cidadãos desequilibrados, o que gerou a necessidade de defender os outros dos assaltos, furtos, homicídios e afins. Desse modo, é visível que há precisão de mudança no esquema de divisão populacional, a partir da inclusão social, de modo a tornar as camadas da sociedade mais próximas, oferecendo oportunidades para todos.
Ademais, a falta de instrução para a sociedade sobre o devido comportamento ao portar armas, com o fato que grande parte dos cidadãos não estão psicologicamente preparados para adquirir esse recurso pode trazer mais riscos para a segurança pública. Nessa perspectiva, Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam o seu entendimento a respeito do mundo. Nesse sentido, se a pessoa não tem acesso à informação séria sobre a gravidade do uso de um revólver, o recurso poderá ser utilizado da maneira incorreta, trazendo mais problemas para a nação. Com isso, fica claro que é necessário ser informado sobre como usar o armamento da maneira correta, e verificar as condições psicológicas do cidadão para usar o recurso sem oferecer risco para o povo brasileiro.
Por tudo isso, fica explícito que armar a população é um grande desafio no Brasil, visto que a sociedade não está preparada. Sendo assim, cabe ao Governo Federal - autoridade máxima, responsável pelos interesses da administração federal em todo o território nacional - contribuir com a inclusão das camadas marginalizadas da sociedade através de políticas públicas, dando mais oportunidades aos mais carentes, de modo a evitar que a única maneira para esses adquirirem bens seja na maioria das vezes a partir de assaltos, roubos e furtos. Além disso, o Governo Federal também deverá informar a sociedade, através de palestras e campanhas, sobre a conduta para o porte de armamentos e da necessidade de realizar avaliações psicológicas, a fim de manter a segurança pública.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.